Como fazer a transferência de um veículo


veículo

Aquele carro tão sonhado durante muitos anos acabou de ser comprado e agora um passo simples, porém importante, e deve ser dado: a transferência do veículo para o novo dono. A boa notícia é que os trâmites burocráticos não são tão complicados e são realizados rapidamente, se comparados com outros. Por isso, saiba como proceder nessas situações.

carro3 Como fazer a transferência de um veículo

Transferir a propriedade do veículo é o procedimento de atualização de dados cadastrais na Base de Dados nos departamentos de trânsito (cada estado tem o seu) e na Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para tal, é preciso ter alguns documentos em mãos e pagar uma taxa, que varia conforme os estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, é preciso dispor de R$90,30.

carro1 Como fazer a transferência de um veículo

 Veja o passo-a-passo de como fazer a transferência do veículo:

  1. A mudança de propriedade do carro precisa ser realizada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), no período de 30 dias contados a partir da data em que o automóvel foi comprado, na cidade em que o novo proprietário habita.
  2. É preciso ter originais e cópias do CPF, da identidade, do comprovante de residência, do Certificado de Registro de Veículo (CRV) do dono do carro antes da venda preenchido em nome do novo proprietário, já contando com o valor da venda e a firma reconhecida; Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e os comprovantes IPVA pagos, licenciamento e multas, além do decalque do chassi do veículo.
  3. O vendedor ficará com uma cópia autenticada do CRV e fará uma Comunicação de Venda em um CRVA assim que o negócio for feito, em um período de 30 dias. Caso passe desse tempo, o vendedor não terá nada a ver  por multas do novo dono.
  4. Aquele que estiver comprando o veículo pode fazer uma vistoria prévia em qualquer CRVA para ter a certeza de que o veículo está legalizado e sem problemas.

moto Como fazer a transferência de um veículo

Com a internet, a facilidade de transferência de propriedade fica maior ainda. Grande  parte das páginas eletrônicas dos departamentos de trânsito dá todas as orientações devidas. Além disso, em alguns desses órgãos é possível agendar por telefone o serviço de vistoria, que deve ser realizado para que o novo dono do carro não ser prejudicado ao adquirir o veículo.

Algumas dicas ao comprar um automóvel: procure lojas que tenham boa reputação, concessionárias que possam oferecer todo o suporte técnico aos seus clientes, caso seja necessário um dia; busque também fazer a vistoria antes de fechar o negócio. Ter informações sobre o histórico do carro também é um excelente caminho para não ser prejudicado, pois muitas lojas fazem alterações nos veículos e quem compra é quem sofre as conseqüências negativas.

carro2 Como fazer a transferência de um veículo

Além disso, pesquisa bastante os preços oferecidos, lembre-se que uma simples ida a um outro bairro pode garantir um valor muito mais em conta, por exemplo.  Veja também as vantagens que são oferecidas em cada venda para que o custo x benefício seja bom.

Agora que já sabe como fazer a transferência de propriedade de um veículo, tenha boa sorte nesse momento!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !