Como fazer o trinca ferro cantar


706px-Flickr_-_Dario_Sanches_-_TRINCA-FERRO-VERDADEIRO_(Saltator_similis)_(1)

Os pássaros são seres fascinantes que despertam a curiosidade de todas as pessoas, principalmente em função da pluralidade de espécies nativas em nossas terras, que encantam pela beleza e sonoridade inspiradora.

Entre as espécies de pássaros considerados “cantores” destaca-se o trinca-ferro, admirado pela força de seu canto, que apresenta máxima amplitude e ressonância, sendo muito difícil encontrar na natureza um ser que tenha estas habilidades e características em conjunto.

Para você que é criador de pássaros e admira a riqueza da fauna constituinte do nosso país, veja agora mais informações sobre o trinca-ferro e saiba como agir para estimular o canto natural desta belíssima espécie, partindo da compreensão de seu comportamento e interação com outros animais.

2557607609 2c43d94a33 Como fazer o trinca ferro cantarDario Sanches/Flickr

Trinca Ferro

Também conhecido como “tempera-viola” ou por sua nomeação científica “Sallator similis”, o trinca-ferro é um pássaro pertencente da família Thraupidae, podendo ser encontrado no Brasil e em países que façam fronteira com o território brasileiro.

Esteticamente, o trinca-ferro apresenta coloração em mesclas de tons oliva, ocre e cinza, principalmente na cabeça e no peito. Machos e fêmeas são visivelmente idênticos e são diferenciados através do canto, a marca registrada desta espécie. Os machos possuem um canto mais alto, estridente e audível quando em comparação com as fêmeas, que também cantam, porém, apresentam menor potência sonora.

O trinca-ferro se alimenta de pequenos frutos, insetos e ovos de outras aves, podendo ainda atacar os filhotes recém-nascidos quando encontra condições propícias para este ato. O período reprodutivo da espécie ocorre entre os meses de agosto e novembro, no qual a fêmea pode originar de dois a três filhotes na mesma gestação.

Quando criado em cativeiro, é necessário que o responsável pela espécie siga restritamente as seguintes exigências:

  • Possuir autorização do IBAMA, já que a espécie é um pássaro pertencente da fauna brasileira e as criações devem ser adquiridas em criadouros indicados pelo órgão;
  • Oferecer à espécie variedade nas refeições, que devem ser administradas em horários específicos e calculados. Além das rações disponíveis em aviculturas, é importante dispor ao trinca-ferro frutíferos e pequeninos insetos, principalmente quando ainda são filhotes;
  • Manter o cativeiro ou gaiola em condições higiênicas de sobrevivência, garantindo também o espaço mínimo necessário para a espécie se desenvolver com saúde.

800px Flickr   Dario Sanches   TRINCA FERRO VERDADEIRO Saltator similis Como fazer o trinca ferro cantarDario Sanches/Wikimedia Commons

Como fazer trinca ferro cantar

Primeiramente, é necessário compreender que o trinca-ferro (criação) não está em condições favoráveis para expressar toda sua natureza, mesmo que o cativeiro esteja perfeitamente limpo e adaptado à espécie. Os pássaros possuem instinto de liberdade e expressam com o silêncio tudo aquilo que não lhes agrada.

Os criadores que desejam desenvolver o canto do trinca-ferro naturalmente devem seguir estas dicas:

  • Deixe a gaiola ou cativeiro em local próximo da vegetação na residência, preferencialmente em área elevada. É importante que o trinca-ferro possa ver e sentir a natureza próxima para que tenha vontade de cantar.
  • Grave, em áudio, o canto de um trinca-ferro e deixe-o tocando próximo do pássaro. Você pode baixar da internet ou captar o som de uma espécie que já tenha desenvolvido o canto entre seus amigos e conhecidos.
  • Aguarde o período de troca de penas do trinca-ferro, pois ele dificilmente cantará nessa fase que é transposição entre a adolescência e a maturidade da espécie. Após os primeiros cinco meses, encontre uma espécime que já tenha desenvolvido o canto e coloque-a junto à sua, desde que o cativeiro seja amplo e esteja em boa conservação.

Resultado: Em no máximo dois meses o trinca-ferro estará cantando de forma natural e contínua.

Ajude a proteger a natureza. Não adquira pássaros sem a autorização do IBAMA e denuncie o tráfico e comercialização ilegal de espécies nativas de nossa fauna.

(Imagem Destaque: Dario Sanches/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !