Como fazer um ábaco


3978713492_11ed8f840b_o

É a primeira calculadora que existiu, um instrumento criado pelos chineses há milhares de anos, cuja função é facilitar os cálculos matemáticos. O Ábaco ganhou muitas formas e versões pelo mundo, e até hoje é bastante conhecido e muito usado, principalmente em países orientais como a China e o Japão. Ele serve para fazer as operações fundamentais da matemática: adição, multiplicação, subtração, divisão, raiz quadrada e cúbica.

abaco1 Como fazer um ábaco

Os educadores apontam pelo menos duas vantagens para o uso do Ábaco:

  • Quem sabe usar o ábaco faz contas nele com maior agilidade do que na calculadora – Isso é muito curioso e já foi provado diversas vezes – O aluno oriental conseguia manipular o ábaco e obter a resposta da operação mais rapidamente que o aluno ocidental que portava uma calculadora de última geração, pois, embora a calculadora dê a resposta instantaneamente, o rapaz que manuseava o ábaco conseguia terminar o cálculo antes que o outro terminasse de digitar os números.
  • A outra vantagem é que quem faz uso do ábaco para fazer contas, desenvolve a capacidade para fazer cálculos mentais com muita facilidade.
abaco2 Como fazer um ábaco

Que tal agora, confeccionar um ábaco para as crianças e ensiná-las a usá-lo? É muito fácil de fazer. Vamos lá?

Material Utilizado:

  • 12 palitos de sorvete,
  • 7 palitos para espetos de churrasco,
  • Cola quente (adere melhor que a cola comum),
  • 70 Contas de colar, vermelhas – ou a cor que desejar (essas contas você pode comprar em casas de material para confeccionar bijuterias),
  • 28 Contas de colar, brancas – ou a cor que desejar,
  • Alicate.

Modo de fazer:

  1. Corte pela metade cada palito de churrasco, fazendo assim 14 palitos (para isso use alicate).
  2. Corte, também com alicate, uma das pontas de cada palito de sorvete. Não corte muito, apenas para ficar com a extremidade reta (o palito de sorvete tem as extremidades arredondadas. Corte apenas uma delas).
  3. Junte dois palitos de sorvete colando suas extremidades que foram cortadas, deixando as pontas arredondadas pra fora, de forma que fique uma base única – (esse processo vai se repetir varias vezes).
  4. Cubra com cola toda essa base que acabou de fazer.
  5. Coloque deitados em cima da base e sobre essa cola, (na vertical), os 14 palitos de churrasco – distribua uniformemente.
  6. Cubra com mais cola e por cima, tampando – como se fosse um sanduíche – mais dois palitos de sorvete da mesma forma como foi feito no item 3.
  7. Coloque 5 contas vermelhas em cada palito de churrasco, totalizando 70.
  8. Repita novamente o mesmo processo dos itens 3, 4 e 6, 2 cm acima do meio dos palitos, a fim de formar 2 espaços, um maior na parte de baixo com as contas vermelhas e outro um pouco menor, na parte de cima com as contas brancas.
  9. Coloque em cada palito da parte superior 2 contas brancas no total de 28.
  10. Feche a parte de cima repetindo mais uma vez o item 3, 4 e 6

 Esta pronto seu Ábaco!

Curiosidades:

  • O ábaco é usado até hoje por comerciantes em suas lojas, na Ásia.
  • É usado até hoje nas escolas asiáticas e muitas escolas do ocidente.
  • O ábaco também se tornou uma ferramenta muito importante para deficientes visuais. As crianças cegas que fazem uso do ábaco, são capazes de resolver problemas matemáticos na mesma velocidade que seus colegas que usam lápis e papel.

O uso do ábaco vai auxiliar seu raciocinio e destreza.

Boa sorte!