Como fazer um abajur


456138408_6e2489d302

Os abajures indispensáveis nas casas mais sofisticadas nos séculos anteriores, deram lugar à modernas e contemporâneas luminárias. De forma que o abajur tornou-se um charmoso item vintage, excelente para decorar ambientes retrô, vintage, românticos e provençal.
Para se fazer um abajur é preciso ter habilidade para trabalhos manuais, alguns materiais e ferramentas básicas e seguir esse passo a passo.

Materiais necessários

  • 1 cúpula comprada para decorar ou de um abajur velho
  • Tecido jacquard na cor e estampa favorita. Para saber a metragem necessária, meça a altura da cúpula e some 20 cm. Por exemplo, se a cúpula tem 30 cm de altura, compre 50 cm de tecido.
  • Pistola de cola quente com bastão
  • Agulha de mão
  • Linha na cor do tecido
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Giz de costura
  • Papel de molde
  • Fita adesiva
  • Meio metro de TNT ou jornal velho para testar o molde
  • Alfinetes de costura
  • Lápis ou caneta paa desenhar o molde

156969863 a59632b728 Como fazer um abajurBlude/Flickr

Como fazer

  1. Se desejar fazer uma pintura na base do abajur, faça antes de partir para o passo 2. Aplique a primeira demão e dê o tempo necessário para secagem, segundo intruções do fabricante. Aplique a segunda demão e deixe secar.
  2. Peque o papel de molde e envolva a cúpula do abajur. Fixe o papel com a fita adesiva e com um lápis ou caneta marque onde onde deve ser cortado: borda superior, borda inferior e bordas laterais.
  3. Retire o papel e corte nas marcações feitas no passo anterior e terá o molde da cúpula que lembra o molde de uma saia godê.
  4. Teste o molde antes de cortar no tecido jacquard. Risque o molde em um tecido de teste como o TNT ou um jornal velho, deixando 2 cm de sobra nas bordas: superior, inferior e laterais.
  5. Coloque o molde sobre a cúpula, vestindo-a com o molde teste. Veja se precisa de ajuste no molde. Se precisar faça-o o corte um novo molde com as alterações feitas.
  6. Tudo certo com o molde, é hora de cortá-lo no tecido jacquard, para isso coloque o jacquard sobre a mesa com o direito para baixo. Acomode o molde, prendendo-o ao tecido com alfinetes.
  7. Com o giz de costura desenhe o contorno do molde.
  8. Retire os alfinetes e corte, deixando as sobras de tecido nas bordas e laterais.
  9. Envolva o tecido na cúpula com o avesso para fora, pois essa etapa é definitiva.
  10. Prenda com alfinetes, dobrando as bordas superiores e inferiores para dentro.
  11. Com a pistola de cola quente ligada e no ponto vai tirando um alfinete e aplicando cola no trecho. Depois tire o próximo alfinete e aplique cola quente, até que a cúpula esteja toda colada. Faça isso para colar a borda superior e inferior da cúpula.
  12. A emenda de tecido na lateral pode ser feita também com cola quente ou com pontos à mão.

5946108042 a13d9d8465 Como fazer um abajurjonatasbrisotti/Flickr

Dica

O tecido jacquard é recomendado por ser firme e fácil de ser trabalhado, além de sofisticado. Mas não impede que se use outro tecido, salientando que quanto mais molenga o tecido for, mais difícil será encapar a cúpula.

Aproveite esse passo a passa para aproveitar cúpulas e dar um toque especial na decoração de ambientes sa dua casa ou empresa.

(imagem destaque: likerender/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !