Como fazer um arco e flecha indígena


6877840433_9b1d9a1b36

Que tal aprender a fazer um adorno diferente de decoração para a sua casa? Como, por exemplo, um arco e flecha indígena. Aprenda como fazer de modo simples e rápido um arco e flecha que retrata um instrumento de arma que é utilizado pelos índios para a caça.

Para fazer este enfeite que corresponde à cultura brasileira você vai precisar de poucos materiais e, além disso, eles são fáceis de serem encontrados. Inclusive, você pode ter muitos destes materiais em casa. Que tal aprender a fazer um arco e flecha?

Materiais

  • Vara
  • Fios de couro
  • tesoura
  • pontas de pedra
  • barbante, tira de couro ou outro item para prender a pedra

3492893000 5909df6a6a Como fazer um arco e flecha indígenawilfredpaulse/Flickr

Passo a Passo

  1. Primeiramente, será necessário escolher o tipo de vara. As mais recomendadas são as de madeira ou de ulmeiro. Outra dica importante é que elas não devem estar completamente secas, porque isso faz com que a sua durabilidade seja menor e escolha uma vara que apresente flexibilidade.
  2. Agora é hora de escolher o que vai representar as flechas. Por isso, basta achar varas que sejam em linhas retas simples, uma vez que elas servirão apenas de enfeite. A quantidade é variável, mas em torno de 5 varas já é ótimo para a confecção do enfeite.
  3. Pegue a vara que vai ser o arco e faça uma pequena fenda nas extremidades usando uma faca. Tenha muito cuidado ao cortar para não machucar as mãos.
  4. Pegue uma tira longa e fina de couro e prenda-a na extremidade que foi feita. A tira deve ser mais fina que a vara do arco, ok?
  5. Depois faça o mesmo procedimento na outra extremidade, mas para isso não se esqueça de virar o arco.
  6. Que tal testar para verificar se o seu arco está durável? Segure a mão na posição central e a outra deve ser utilizada para puxar a corda para trás. É importante que a corda não solte, se não indica que não está bem presa o suficiente. Caso isso aconteça é só apertar o nó mais um pouco.
  7. Agora separe as varas que você escolheu como flechas. Feito isso, basta fazer uma pequena fenda e nela colocar uma ponta de pedra, por exemplo. Depois prenda a pedra na ponta da vara usando barbante, uma tira de couro, fio ou outro item da sua preferência.
  8. Pegue a vara que representa a flecha e prenda na outra ponta. Isso vai estabelecer mais precisão para a flecha. para prendê-la você pode usar, por exemplo, fio de planta e couro. Agora está pronto o seu arco e flecha.

Conclusão

Você pode fazer vários modelos e criar uma decoração legal na sua casa, sítio ou fazenda. Outra dica é fazer e vender estes adornos, aumentando assim a sua renda extra. Gostou da sugestão? Comece a fazer o seu arco e flecha.

3242603684 03da0957e1 Como fazer um arco e flecha indígenaCavin/Flickr

Dicas e truques

Se você achar que o arco está escorregando das suas mãos ao segurá-lo use um pedaço de couro, porque isso vai garantir mais firmeza para as suas mãos. Lembre-se de usar um tamanho adequado para fazer a uma vara, uma boa medida, por exemplo, é 2m de comprimento e o arco pode ter em média uma polegada de espessura.

(imagem destaque: martinak15/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !