Como fazer um arco e flecha


flecha_dest

O arco e flecha é uma das armas mais antigas na história da humanidade, com indícios de sua existência até mesmo na pré-história, onde era utilizado como arma de caça, até o surgimento das armas de fogo, quando teve uma queda em sua popularidade.

Hoje em dia o arco e flecha são utilizados apenas em competições, inclusive faz parte das modalidades olímpicas e têm como os melhores atiradores os coreanos, campeões mundiais nesta modalidade de esporte.

flecha2 Como fazer um arco e flecha

Porém podemos fazer arco e flecha artesanal para brincar e treinar nossas pontarias, toda criança que se preze, já tentou fazer o seu arco e flecha para brincar, simplesmente utilizando uma varinha de madeira e um barbante para fazer um arco e outra varinha para a flecha.

Vamos mostrar duas formas de se fazer arco e flecha, um de madeira e outro de metal.

Arco e Flecha de Madeira

Materiais:

  • Um galho de madeira, bastante flexível e resistente – Para o arco
  • Um galho de madeira – para a flecha
  • Faca
  • Um cordão fino de nylon, ou barbante trançado
  • Um pedaço de câmera de ar usado de pneu velho
  • Um Compasso
  • Duas Almofadas de carimbo, uma vermelha e uma azul, ou duas latas de tintas diferentes
  • Papelão
  • Folha de sulfite
flecha3 Como fazer um arco e flecha
Como fazer:

1° Passo – Encontre um galho flexível e resistente (este galho não pode ser muito fino), pode ser de goiabeira, de cerejeira ou qualquer outro que não se quebre facilmente, o galho de goiabeira é o mais fácil de encontrar e perfeito para se fazer um arco de qualidade.

2° Passo – Encontrar outro galho, desta vez o mais ereto possível, mas também bastante resistente.

3° Passo – Agora que já tem todos os materiais, comece deixando galho da goiabeira, ou o que encontrou,  no tamanho um pouco maior que seu braço e faça uma marca no meio para ter uma base.

4° Passo – Com o auxílio da faca, talhe o galho segurando no meio, exatamente na marca, e vá afinando dos dois lados na mesma largura, deixando o meio mais grosso, para o melhor apoio das mãos, deixe também as pontas sem talhar, mais ou menos com dois cm de comprimento, para que fiquem mais grossas que o cabo e facilitar a amarração.

5° Passo – Se você conseguiu um fio de nylon fino e resistente, tudo bem, porém se não encontrou, pegue TRE pedaços de barbantes do tamanho do arco, e trancem eles, para que fiquem resistentes.

6° Passo – Como você deixou um espaço de dois cm nas pontas, com o auxílio da faca, faça uma cavidade no meio destes dois centímetros, de lado a lado, para que o cordão fique bem preso e não desça pelo cabo.

7° Passo – Envergue o cabo e amarre o cordão do outro lado, lembrando de fazer a mesma cavidade na outra ponta, a envergadura não pode ser muito grande, ou perderá a flexibilidade do arco.

8° Passo – Com o arco pronto, vamos partir para a flecha, utilize a faca, para talhar a flecha, deixando uma ponta fina e outra um pouco mais grossa, que será a parte de trás, mais ou menos dois cm, semelhante à ponta do arco e faça um pequeno corte exatamente no meio desta parte mais grossa da flecha.

9° Passo – Pegue a câmera de ar e corte um triângulo, de mais ou menos 10 cm, pegue uma das pontas do triângulo e encaixe no corte, para que fique com uma aparência de uma pena na parte de trás, faça uma tira com a mesma câmera bem fina e amarre em volta, para que a borracha não saia.

10° Passo – Agora que a flecha está pronta, faça com o auxílio da faca outra cavidade, na direção contrária àquela que você encaixou a borracha, um pouco mais grossa, que será o lugar que encaixará o cordão para atirar a flecha.

11° Passo – Agora vamos falar em segurança, sua flecha possui uma ponta muito perigosa, portanto recomendamos que você lixe a ponta no chão, e pegue mais um pedaço da câmera de ar, e corte uma tira maior, porém ainda fina, e enrole na ponta da flecha, até formar uma bolinha, assim sua brincadeira se tornará bastante segura.

12° Passo – Para que sua brincadeira seja mais emocionante, você pode fazer um alvo de papelão, e pintar de branco, ou colar uma folha de sulfite neste alvo, e com a ajuda de um compasso, fazer círculos e anotando valores a estes círculos, para atirar suas flechas.

13° Passo – Porém sempre irão surgir dúvidas de onde você ou seu adversário acertou, então um truque que você pode utilizar, se você conseguir uma daquelas almofadas para carimbo, ficará perfeito, de preferência uma azul e outra vermelha, assim poderá carimbar a ponta de sua flecha de azul e a ponta da flecha do adversário de vermelho, assim não haverá dúvidas para se fazer a pontuação, mas se não tiver as almofadas, pode também usar tintas de cores diferentes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

7 replies to this post
  1. tem um jeito mais facil de fazer só pegar um cabide e madeira tere o pau reto dezenguanche o negócio de ferro e também com com o resto vai formar um D ai vc pega e desgruta as partes e o arco vc coloca um elastico