Como Fazer um Artigo Científico


artigo

Não importa se é para fazer um artigo para uma revista, um jornal, seus professores, ou mesmo para o #comofas, escrever um artigo é uma técnica simples, mas que requer prática. Já demos algumas dicas sobre como escrever artigos de proposta geral, e desta vez focaremos em artigos científicos. Aqui vão algumas dicas para você ter sucesso nesta empreitada!

A regra mais importante ao escrever um artigo científico, é seguir as instruções do seu professor, tutor ou orientador. Professores sempre tem a prerrogativa para decidir quais regras, formatos e procedimentos eles querem para quaisquer artigos, portanto, suas diretrizes sempre são mais importantes que quaisquer dicas ou regras que você encontre na web ou em algum guia de estilo. O comofas hoje, te ensina como elaborar um artigo científico.

ciencia2 Como Fazer um Artigo Científico

1. Use Títulos. Artigos científicos são muito estruturados e tipicamente contém sessões com títulos. É bastante comum para artigos de ciência cujos resultados são baseados em um estudo ou experimento, que eles sigam a seguinte estrutura de títulos:

  • Sumário
  • Introdução
  • Método
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão

Se o seu artigo for uma resposta a uma pergunta ou a outro artigo, vale a pena marcar esta informação nos títulos principais.

2. Use frases concisas. Escrever artigos científicos é mais uma tarefa que deve prezar pela concisão mais que outros tipos de artigos. Frases de caráter dramático ou emocional tendem a ser mal vistas neste tipo de artigo. Mas não se preocupe. Foque em frases factuais e você estará fazendo ciência de verdade.

3. Abuse dos detalhes complementares. Um relatório científico deve explicar exaamente o que aconteceu durante um projeto ou experimento. Toda vez que você mencionar alguma relação de causa e consequência, você deve dar o maior número possível de detalhes relevantes para comprovar sua tese.

ciencia3 Como Fazer um Artigo Científico

4. Use suas opiniões discretamente. Se você está relatando resultados de um experimento ou projeto que você conduziu, você deve evitar usar sua opinião sobre o que deveria ter acontecido ou o que não deveria ter acontecido. Sempre que for emitir uma opinião, tenha certeza que os detalhes que a compõem estejam bem explícitos.

5. Evite frases absolutas. Tome cuidado ao utilizar expressões como “sempre” e “nunca” em ciência. Em artigos científicos eles não existem. Se você quer escrever um paper de qualidade, atenha-se as evidências.

6. Não seja informal. O texto de um paper deve ser formal e conciso, parecido com textos de negócios. Não há espaço para frivolidades.

7. Nunca use gírias e modismos. Hoje em dia os jovens estão muito sujeitos a utilizar gírias em seus artigos, ou não presar pela formalidade. Nunca, jamais deixe que isso aconteça em seus artigos.

ciencia1 Como Fazer um Artigo Científico

8. Use o tempo correto. Se você está escrevendo um relatório ou um paper, você deve usar tempo passado para explicar o que aconteceu.

9. Use verbos ativos. Evite o uso de verbos passivos. Por exemplo, ao invés de dizer:

“Quando as luzes se apagaram, os ratos reagiram…
você poderia dizer
“Os ratos reagiram quando apaguei a luz”

10. Não faça mal uso de termos científicos. Algumas palavras como “variável”, “correlação” e “resultados estatísticamente significativos” tem significados  bastante específicos na comunidade científica. Cuidado para não repetir termos que você viu em um livro e/ou outro artigo, a menos que você tenha total entendimento do que eles significam.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

7 replies to this post
  1. Essas informações me ajudaram muito. Muitas duvidas foram esclarecidas principalmente a questao da impessoalidade, e da formalidade no artigo, essa parte que me deixava com um certa duvida. Obrigado