Como Fazer Um Artigo


article-writing

Não importa se é para fazer um artigo para uma revista, um jornal, seus professores, ou mesmo para o #comofas, escrever um artigo é uma técnica simples, mas que requer prática. Aqui vão algumas dicas para você ser bem sucedido nesta empreitada!

1 - Defina o assunto. Sobre o que exatamente você pretende que seu artigo seja? Faça um Brainstorming. Pesquise os assuntos que as pessoas estão interessadas e o que está acontecendo na mídia. Não se preocupe se alguém já escreveu sobre este assunto antes. Apenas escolha algo que te deixe confortável e produtivo.

ar1 Como Fazer Um Artigo

2 - Descubra quem é seu público alvo. Você está escrevendo para um iniciante, um profissional intermediário, ou uma audiência mais avançada? Por exemplo, se você está escrevendo sobre “Como fazer um twitter” você precisa saber antes se seu usuário é familiarizado com as mídias sociais, a internet, e informática.

3 - Faça uma pesquisa. O quanto você sabe sobre o assunto. É algo sobre o qual você poderia escrever sem se preparar, ou precisa de ir mais a fundo antes de escrever? Leia material relacionado, e procure especialistas da área.

4 - Defina o tamanho do artigo. Antes de iniciar, é sempre bom saber seu objetivo e com que profundidade você vai abordar o assunto, para evitar se extender demais ou falar menos que o necessário. É importante que um artigo seja tão longo quanto necessário, mas não seja cansativo ou contenha muita informação “descartável”.

5 - Faça uma lista de fontes para seu artigo. Pessoas, documentos, livros, pesquisas na web, videos e filmes. Uma vez que você tenha esta lista, comece a consultá-la ao longo do processo de escrita, para validar suas informações e garantir sua acurácia.

ar2 Como Fazer Um Artigo

6 - Escreva uma manchete e um parágrafo introdutório sobre seu artigo. Isso lhe mostrará seu conceito e deixará mais fluido o processo de escrita.

7 - Escreva um rascunho usando a seguinte receita:

Conte aos seus leitores sobre o que você vai falar: Veja um exemplo:

Neste guia, vamos ensinar você “Como fazer um blog grátis, passo a passo”. Nele falaremos sobre, como escolher um visual, como fazer o blog grátis em si, e listaremos todos os passos, desde a configuração do seu domínio na internet, até a publicação do seu primeiro artigo.

Como você pode ver, este é um artigo para iniciantes e os leitores provavelmente nunca criaram um blog gratuito. Então a próxima etapa seria exatamente começar a falar com os seus leitores sobre o que você prometeu. Por exemplo:

O primeiro passo do nosso guia passo a passo para criar um blog grátis é bastante simples. Utilizando sua conta de email, crie um cadastro no site blogger.com ou wordpress.com. Veja abaixo as telas mostrando como este processo funciona. Na primeira etapa, basta entrar seu email e fazer uma senha.

ar3 Como Fazer Um Artigo

Para finalizar seu artigo, faça uma conclusão, passando pelos pontos chaves do texto. Exemplo:

Hoje lhe ensinamos a configurar seu domínio, criar uma conta no blogger e publicar seu primeiro artigo. Em breve daremos mais ficas avançadas para configurar seu blog e deixá-lo mais profissional.

8 - Revise seu artigo. Procure erros e confira a gramática. Você conferiu duplamente suas informações? Aquele verbo, está conjugado corretamente? Existem informações contraditórias ou desnecessárias?  Se sim, efetue as correções e peça para um amigo rever o texto e te dar um feedback sincero.

9 - Reescreva e revise novamente, até ele estar fantástico!

10 - Publique e receba o feedback da sua audiência. Um bom artigo tende a gerar discussões e atrair atenção na internet. Divulgue seu artigo em sites agregadores de notícias, como o REC6, DIHITT e outros. E boa sorte!

25 replies to this post
  1. olá, meu tema para o meu tcc de pos-graduação, eu to querendo fazer um artigo cientifico com o tema, o universo da terapia intensiva e a ética nos ciudados, mais não seu como fazer, gostaria de sua ajuda de .como fazer?

  2. OI eu preciso fazer um artigo como TCC da pós- grduação o tema é UMA REFLEXÂO SOBRE A RESISTENCIA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOTURNAS DE ALUNOS TRABALHADORES QUE ESTUDAM NO CEJA, você pode me ajudar não sei nem como começar!

  3. Muito bom o post! Notamos que você não deu dicas de revisar o artigo, porém no seu exemplo você trocou o “d” pelo “f” em “Em breve daremos mais ficas* avançadas para configurar seu blog e deixá-lo mais profissional”. Isso é um bom exemplo de como é importante revisar seu texto.
    Obrigado.