Como fazer um avental de tecido


3347827768_e0c8e26689

Para fazer um avental é preciso ter bem claro, a finalidade para a qual ele será confeccionado para escolher melhor o tecido.
O acental é útil de várias maneiras.Para fazer serviços domésticos, para atender em lojas infantis ou de artesanato, para tutoras de jardins da infância, para usar em atelier de artesanato, etc.
Os modelos de aventais mais comuns são os inteiriços, que lembram uma jardineira e os “meio corpo”, que lembram a parte da frente de uma saia.
Quanto aos tecidos, o tergal (100% poliéster) pode ser utilizado como uniformes de copeiras, cozinheiras e para todos os trabalhos que não se utilize água ou outro líquido.
Para atendentes de açougue e lavadeiras se faz necessário um tecido mais encorpado como o brim, por exemplo. Alguns desses modelos de aventais são revestidos de plástico transparente como proteção da umidade.
Quanto à metragem necessária para a confecção de um avental inteiriço, depende da largura do tecido adquirido.

6262318832 d4c6284a51 Como fazer um avental de tecido

Via Flickr

Se o tecido tiver 1,40 de largura, como os tricolines, com 70 cm é possível fazer 2 aventais.Se o tecido tiver 2,20 de largura como os gorgurinhos, com 70 cm é possível confeccionar 3 aventais.

Quem precisa fazer uma grande quantidade de avental para funcionários ou quaisquer outras utilidades e precisa também economizar, pode encomendar a costura de uma facção, que cobram por peça e o valor costuma ser bem acessível e quanto maior a quantidade, menor o preço de cada peça.
Para quem quer fazer seus próprios aventais ou deseja fazer para vender, pode seguir o passo a passo para confeccionar um avental inteiriço em tamanho padrão.

Ingredientes

  • 90 cm de tecido estampado (dá 2 aventais inteiriços)
  • Linha na cor do tecido
  • Máquina de costura zig zag
  • 5 metros de viés largo estampado ou liso
  • Um bolso em etamine bordado ou pintado com medica aproximada de 20 X 20 cm.

Como fazer

Se tiver um avental no mesmo modelo que pretende fazer os novos, coloque-o sobre um papel de molde e desenhe-o com lápis ou caneta.

  1. Se não tiver um avental para servir de modelo, precisará desenhar à mão livre o avental no papel do molde. Faça o primeiro, recorte e posicione no corpo para saber se as medidas estão adequadas. Se for preciso fazer ajustes, redesenhe o avental com os devidos ajustes e recorte. A largura padrão para o avental é de 0,50 cm e o comprimento do avental inteiriço 0,70cm.
  2. Corte duas tiras de 10 cm de largura X 1,40 ou 2,20, conforme a largura do tecido adquirido. Feche com costura por todo comprimento e revire para o direito com auxílio de um alfinete.
    Corte ao meio e reserve para aplicar como alças do avental.
  3. Repita o passo número 2 e faça mais duas tiras, que serão aplicadas na cintura do avental para amarrar atrás.
  4. Forre o tecido em uma mesa com o lado direito para baixo. Coloque o molde sobre o tecido e desenhe o contorno com giz de costura ou lápis.
    Quanto à sobra de tecido para a costura, no caso do avental com acabamento de viés não precisa deixar a sobra.
    Deixe sobra de 1 cm de tecido quando preferir forrar o avental (dupla face) ou sobra de 2 cm quando desejar fazer barra virando 1 cm duas vezes.
  5. Corte o avental.
  6. Aplique viés em volta do bolso bordado ou pintado.
  7. Aplique o bolso no local mais indicado e aplique o viés em toda a volta.
  8. Aplique o viés em toda a volta do avental.
  9. Pregue 2 tiras nas beiradas do “peito” do avental para servir de alças. Elas podem ficar soltas para que a pessoa amarre atrás do pescoço ou no caso do avental ser usado sempre pela mesma pessoa, vale fazer alça fechada no pescoço com uma costura à máquina ou com um nó.
  10. Prenda 2 tiras nas beiradas do avental na altura da cintura para ser amarradas atrás.

O avental está pronto.

6716461451 9bef5b26ab Como fazer um avental de tecido

Via Flickr

Como fazer um avental forrado

  1. Corte o avental 2 vezes no tecido (ou 1 vez no tecido e 1 vez em tecido de forro).
  2. Coloque as peças direito com direito e feche de fora a fora deixando 15 cm aberto para virar.
  3. Vire, rebata a costura e prenda as alças.
  4. Quem tem mais habilidade com costura pode prender as alças na hora de fechar as duas partes do avental (passo 2).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !