Como fazer um avião de papel


5622396290_7cddf78c7d_b

A arte milenar japonesa de dobrar papel, se chama Origami. De uma única folha de papel, sem cortes, e através de algumas dobras, surgem as mais variadas figuras: pássaros, borboletas, flores, animais, objetos.90406e8244c6998357e253a16895241f c 500x250 Como fazer um avião de papelPara os japoneses, cada figura tem um significado, e, se entreter dobrando um papel até que ele se transforme em uma figura, encanta crianças e adultos, embora nem todos se julguem capazes de fazer uma dobradura.laitche uzRctZZT3K0 hd 600x250 Como fazer um avião de papelA idéia que a maioria faz a respeito dessa técnica é que, embora seja muito interessante, é também muito difícil de fazer, por isso, se perguntarmos a qualquer pessoa se ela sabe dobrar algum origami, provavelmente ela responderá que não, se esquecendo dos barquinhos de papel e aviões que fez quando era criança. Sim! um avião e um barquinho de papel são origamis também.5313463069 8da08b2f83 b 600x250 Como fazer um avião de papelQuem nunca fez, na infância, um aviãozinho de papel? Com certeza foi o nosso primeiro origami, meio torto, que nem conseguia voar direito, mas que era diversão garantida, principalmente entre tantos outros que voavam na sala de aula, enquanto o professor estava de costas.

Que tal relembrar esta época e fazer um lindo aviãozinho? Existem várias técnicas e modelos, e depois você pode pesquisar outros tipos e se aperfeiçoar. O que ensinaremos aqui é simples, mas plana muito bem.Vamos lá?5550356307 346b1771d7 b 600x250 Como fazer um avião de papelMaterial utilizado:

  • Folhas de papel retangulares –  escolha um papel maleável que não seja nem muito grosso e nem muito fino. Os grossos demais se quebram ao serem vincados e se tornam muito pesados, e os finos demais, rasgam se dobrá-los muitas vezes, além de não ter a rigidez necessária.

Os papeis disponíveis são:

  1. Sulfite branco e sulfite colorido : é uma ótima opção pois é barato e não marca os vincos.
  2. Papel de presente: nem todos servem para dobradura, pois alguns não seguram as dobras. Faça um teste antes de usá-los.
  3. Papel dobradura: é muito usado, mas há melhores, pois este marca as dobras.
  4. Color plus: uma excelente opção. Não marca as dobras e tem muitas cores.
  5. Kraft.: muito resistente, e com diversas espessuras. As dobras ficam bem firmes.

Modo de fazer:

1 – Dobre uma folha retangular ao meio, no sentido do comprimento.

2 – Marque muito bem a dobra com a unha e desdobre novamente – a linha central que ficou marcada servirá de base para as outras dobras.

3- Junte os 2 cantos da mesma extremidade da folha à marca central. Marque. – formará um triângulo no topo da folha.

4 – Dobre a ponta do triângulo para baixo, na linha central, mas não chegue até o final da folha. Deixe mais ou menos 1 dedo de distância – vai ficar como um envelope.

5 – Com a folha dobrada como envelope, junte novamente os dois cantos da extremidade superior à linha central – formará novamente um triângulo no topo da folha, tendo abaixo um triângulo pequeno da dobra anterior, como se fosse uma ponta saindo por baixo.

6 – Pegue esse pequeno triângulo, ou esta ponta, e dobre para cima, de maneira que segure a parte superior que acabou de ser dobrada.

7 – Dobre tudo ao meio, na antiga linha central, mas de maneira que esses triângulos fiquem para fora.

8 – Para fazer a asa dobre cada lateral, de forma que a parte superior encontre os cantos inferiores.

 Dicas finais:

  • Ao fazer qualquer dobradura, tenha cuidado para dobrar simetricamente.
  • Sempre marque muito bem as dobras, com a unha.
  • Este modelo de avião voa longe, e plana muito bem.

Chame agora as crianças e ensine-as a fazer um avião de papel. Que tal usar cores diferentes de papel e apostar quem consegue fazer o aviãozinho voar mais longe?
Bom divertimento!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !