Como fazer um bolo cenográfico


bolo4

A sensação de várias festas, principalmente de aniversários, são os bolos cenográficos, muitas vezes presentes em buffets, uma vez que os próprios organizadores acabam oferecendo esta vantagem aos seus clientes, evitando diversos acidentes com um atrativos principais da comemoração. Além de ser bonito e elogiado por muitos convidados, pode-se fazer um que tenha a ver com o tema de sua festa, totalmente personalizado.

bolo5 F550x450 Como fazer um bolo cenográficoUira / Flickr

Fazer um bolo cenográfico é algo mais simples do que parece, sendo o material principal é o biscuit, utilizado também para fazer os enfeites do bolo. Veja, abaixo, o passo a passo de como criar o seu!

Materiais:

  • Isopor
  • Biscuitt
  • Tinta óleo
  • Lixa de construção
  • Cola branca
  • Rolinho para massa
  • Faca sem ponta

bolo3 F550x450 Como fazer um bolo cenográficoClaudia_midori / Flickr

Passo a passo:

  1. Separe uma placa de isopor que deverá ser cortada ao meio e colada uma em cima da outra para que seu bolo fique com uma altura razoável, fazendo-o de uma grossura de um bolo comum. Você deverá, com a cola branca, colar as duas partes, uma em cima da outra e esperar um tempo para que o material seque, por volta de dez a quinze minutos.
  2. Arredonde o isopor. Para deixar seu bolo redondo, como o tradicional, você deverá, com o auxílio de uma lixa de construção, arredondar todas as beiradas do material, fazendo com que, aos poucos, fique idêntico a uma circunferência. Caso você queira que seu bolo fique quadrado, não é necessário realizar este passo.
    bolo6 F550x450 Como fazer um bolo cenográficoDocecarolina / Flickr
  3. Tinja o biscuit com a cor de sua preferência. Escolha um tom de tinta óleo que lhe agrade e aplique uma boa quantidade na massa de biscuit, que será utilizada para cobrir o isopor. Você deverá espalhar as tintas por toda a região e esperar que a massa absorva-a totalmente, espalhando com as próprias mãos. Atente-se para não deixar que a massa fique exposta, pois isso ressecará o biscuit.
  4. Abra toda a massa. Com a ajuda de um rolinho, você deverá colocar a massa em um local plano e passar de duas a três vezes o rolo em cima dela e virá-la do avesso, evitando que grude no local onde está apoiada. Você deverá fazer várias vezes este processo, para que o tamanho da massa aberta seja capaz de cobrir todo o isopor disponível.
  5. Passe cola em todo o isopor e encaixe e modele a massa de biscuit pelo mesmo. Com as próprias mãos, você deverá manejar o material para que este fique esticado na base do bolo cenográfico. Caso você necessite, é possível molhar as mãos com um pouco de água para remover qualquer danificação que ocorrer durante este processo.bolo1 F550x450 Como fazer um bolo cenográficoMaionese_paty / Flickr
  6. Faça os detalhes. Com o auxílio de uma faca sem ponta, com o biscuitt ainda maleável, você deverá fazer algumas decorações para enfeitar ainda mais seu bolo cenográfico. Se desejado, você poderá pintar outra parte de biscuit, modelá-lo da maneira que quiser e colá-lo em cima do bolo coberto com a massa, deixando-o ainda mais atrativo.

Siga o passo a passo acima para que você consiga fazer um bolo cenográfico corretamente, sem maiores dificuldades, criando uma decoração incrível para uma festa, comemoração ou evento.

bolo2 F550x450 Como fazer um bolo cenográficoGiumaiolini / Flickr

Bom trabalho!

(Imagem destaque: Shutdown / Flickr)

1 reply to this post