Como fazer um bolo de aniversario simples


bolo3

O bolo é o ponto alto de qualquer festa de aniversário, é nesse momento que os convidados se reúnem para desejar tudo de melhor para o aniversariante. Segundo alguns pesquisadores o hábito de consumir e oferecer o bolo em ocasiões especiais começou a ganhar popularidade na época em que a população prestava homenagens aos deuses antigos. Naquela época os ingredientes que serviam de base era o mel e pão, a mistura era moldada com o formato de lua, antes de ser levada ao templo. Porém existe outra teoria sobre essa origem, esse costume teria sido criado na Alemanha na época medieval, naquele tempo a população costumava fazer uma massa de pão adocicada com o formato do menino Jesus. O certo é que com o passar do tempo a maioria das culturas, seja ela ocidental ou oriental, adotaram o bolo em festas de aniversário. Existem diversos tipos e formatos de bolos, os mais sofisticados podem ser encomendados diretamente em uma panificadora ou loja especializada, mas existem alguns muito simples que poderão ser feitos em casa.

bolo21 233x300 Como fazer um bolo de aniversario simples

Via Flickr

Saiba como fazer um bolo de aniversário simples

Se o seu objetivo for fazer um bolo simples, com alguns materiais básicos é possível preparar uma verdadeira iguaria.

Ingredientes

  • Farinha de trigo
  • Fermento para bolo
  • Essência de baunilha ou chocolate
  • Açúcar a gosto
  • Ovos
  • Leite
  • Manteiga
  • Forma para assar
  • Batedeira
bolo4 226x300 Como fazer um bolo de aniversario simples

Via Flickr

Modo de preparo

1.Separe duas xícaras de farinha de trigo, uma colherinha de fermento, três ovos, duas xícaras de leite, duas colheres de manteiga.

2.Coloque a farinha de trigo, os ovos, o fermento, o açúcar, a manteiga e parte do leite na batedeira e bata em velocidade média até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Vá acrescentando aos poucos o restante do leite até se formar uma massa homogênea, ela precisa estar bem macia, se precisar você poderá colocar mais um pouco de leite, mas ela não pode ficar muito “aguada”.

3.Acrescente a essência de baunilha ou chocolate e bata por mais alguns minutos.

4.Unte a batedeira com a manteiga e com um pouco de farinha de trigo para que o bolo fique mais fácil de ser desenformado.

5.Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, não abra o forno até ter completado os 20 minutos para que o bolo não fique solado.

6.Retire do forno, espere alguns minutos e desenforme, passe uma cobertura, se desejar, pode ser de chocolate, para isso basta fazer uma espécie de brigadeiro usando leite condensado e chocolate.

bolo1 300x225 Como fazer um bolo de aniversario simples

Via Flickr

Dicas:

1.Você pode usar as massas prontas de bolo que podem ser compradas em supermercados, nesse caso basta seguir as orientações do fabricante localizado na embalagem. Na maioria das vezes é necessário acrescentar ovos e leite.

2.Existe também a possibilidade de comprar uma cobertura pronta para o seu bolo, elas podem ser facilmente encontradas em mercados.

3.Enfeite o seu bolo com confetes, chocolates granulados ou açúcar cristalizado. Você também poderá escrever uma mensagem para o aniversariante usando um bico de confeitar, a massa pode ser a mesma da cobertura.

bolo5 Como fazer um bolo de aniversario simples

Via Flickr

O bolo de aniversário é servido mesmo que a comemoração seja acompanhada por um almoço, jantar ou até mesmo churrasco. É certo que todos param no momento em que ele é apresentado ao aniversariante, por esse motivo é muito satisfatório quando todos gostam. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !