Como fazer um Bonsai – Passo a Passo


bonsai21

bonsai21 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

Bonsai é a arte de japonesa de reproduzir, em miniatura, árvores que existem na natureza. Detalhes como marcas do tempo, ação da gravidade e influências do relevo são reproduzidos através de técnicas especiais. Se não conhece essas técnicas, mas deseja fazer um bonsai, siga as instruções abaixo.

Passo a Passo

1) Selecione uma árvore. Comece com plantas comuns de jardim como azaléia, camélia, gardênia, hibisco, etc. Dê preferência a arbustos pequenos de crescimento vertical.

2) Faça uma poda inicial na planta, ainda no recipiente original. Retire-a do vaso em que estava e coloque o torrão de terra dentro d’água, isso facilitará a retirada do solo ao seu redor.

make instant bonsai 1.2 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

3) Retire o máximo de terra possível da raiz, para que possa caber em um recipiente decorativo.

make instant bonsai 1.3 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

4) Apare as raízes com tesoura até que elas tenham 2/3 do tamanho original. Você terá uma pequena bola de raízes quando tiver terminado a poda.

make instant bonsai 1.5 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

5) Coloque um pedaço de plástico no fundo do recipiente que irá receber a terra e o bonsai, isso evitará a drenagem dos nutrientes do solo, quando regado, para fora, além de impedir a entrada de insetos pelos buraquinhos.

make instant bonsai 1.6 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

6) Espalhe uma pequena camada de terra no fundo do recipiente.

make instant bonsai 1.7 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

7) Coloque a planta no vaso, espalhe suas raízes sobre o solo e cubra com mais terra. Certifique-se de deixar pelo menos uma polegada de espaço entre a borda e a superfície da terra, para que você possa regar a planta.

make instant bonsai 1.9 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

8 ) Conclua a poda na copa da árvore. Corte os caules e ramos de tal forma que o crescimento dos galhos remanescentes tenha a estrutura de uma árvore. Não se esqueça de que, o que é cortado, não pode ser posto de volta.

9) Regue o solo abundantemente.

10) Cubra a superfície com cascalho para dar um aspecto de terminado.

make instant bonsai 1.11 800X800 285x175 Como fazer um Bonsai   Passo a Passo

11) Coloque pequenas quantidades de fertilizante em intervalos freqüentes, ou use um fertilizante de liberação lenta.

29 replies to this post
  1. sempre tive vontade de fazer um bons ai queria saber se e verdade que quando fazemos um bons ai devemos amarra as raízes para que a planta não cresce me fala como devo fazer o meu primeiro bons ai muito obrigado por tudo tenha uma boa noite

  2. Nossa,muito bom!
    Gostaria de saber se tem que colocar mais terra ou depois é só ir colocando adubo, eu vi que você não ensinou a Colocar arame nos galhos para eles entortarem e dar aquele ar de´árvore velha, então pessoal é o seguinte:
    você compra um arame fino, maciço e entorta os galhos de baixo (uns dois ou três) e passa o arame pra ficar naquela posição sem voltar, depois de dois meses você pode retirar, quem ver vai pensar que a árvore está ali há anos!
    (só uma coisa eu náo sei, se os galhos que cortamoscresce e se tem que ficar fazendo a poda)
    Améi a Matéria, eu sabia alguns detalhes mas não conhecia bem esse passo-a-passo rsrsrs

  3. Não é tão dificil, porem nao e tão facil quanto parece. O post é muito bom mas ainda faltam algumas dicas, por exemplo, como moldar seu bonsai e quando mudar o vaso. Caso alguem tenha estas duvidas, é o seguinte, geralmente o processo de moldar o bosai e feito com arame ou fio de cobre emcapado para nao ferir a planta, a medida que os galhos começam a tomar forma, basta retirar os fios. A mudança deve ser feita geralmente a cada dois anos, ate que a planta alcance o tamanho desejado, mas nao e uma regra

  4. As raízes devem ser prezas em uma tela para que a planta fique firme já que o vaso geralmente e raso e pequeno, pode ser feito de figo, maça, acerola, quando a árvore nasce de seu próprio galho, você escolhe um galho com um bom formato e enrola musgo até nascer raiz, depois que as raízes nascerem corta e planta no vasinho. Boa sorte…