Como fazer um cabide forrado


Via Flickr

O cabide é sem dúvida a melhor maneira de guarda as suas roupas para que elas não amassem no guarda-roupa, principalmente no caso daquelas mais finas. Uma curiosidade com relação a esse acessório é que ele continua com o mesmo formato desde a época da sua criação, isso há quatro mil anos. A primeira imagem na qual o cabide aparece foi feita em 250 a.C., ele aparece carregado pela deusa Atena e a semelhança com o que temos hoje em dia é inegável. Mas vale ressaltar que eles eram usados para uma finalidade diferente daquela que usamos, naquela época o objetivo não era apenas pendurar as roupas no armário, o cabide era usado para preservar as vestimentas, principalmente as mais delicadas, pois ao ser colocada no cabide e guardada em um local seco e ventilado, ela acabava durando por mais tempo. Com o tempo novos materiais foram sendo usados pelas indústrias na fabricação dos cabides, os de plástico aos poucos foram substituindo os de madeira, que ainda existem. A fim de manter as roupas ainda mais protegidas, algumas pessoas costumam optar pelo cabide forrado.

2846939053 28cc3d0a78 Como fazer um cabide forrado

Via Flickr

Aprenda como fazer um cabide forrado

Os modelos de cabides forrados são muito eficientes na hora de guardar aquelas roupas feitas com um tecido mais delicado, como a renda ou a seda, sendo que com alguns materiais básicos é possível você fazer esse modelo em casa, usando os cabides que já possui.

Materiais

  • Cabides antigos (pode ser de plástico ou de madeira)
  • Tecidos diversos
  • Linha
  • Agulha de costura
  • Tesoura
  • Cola para tecido
  • Lápis

Passo a passo

  1. Separe os tecidos que você irá usar no seu trabalho, vale lembrar que o tamanho do tecido escolhido vai depender do tamanho do cabide que você irá forrar, pois existem vários tamanhos disponíveis no mercado.
  2. Coloque o cabide sobre o tecido e faça uma marcação usando o lápis, esse risco irá ajudar você a recortar melhor o pedaço de pano que será usado para cobrir o seu cabide.
  3. Recorte o pedaço de tecido com cuidado para que o corte fique o mais perfeito possível, é fundamental utilizar uma tesoura bem afiada.
  4. Posicione o tecido sobre a área do cabide que será coberto, em seguida use a linha de agulha para alinhavar.
  5. Use a cola para fixar o tecido ao cabide, se necessário utilize um pincel fino e vá colocando aos poucos para que não se formem bolhas de ar.
  6. Retire a linha quando a cola estiver seca, cuidado ao arrematar o seu trabalho, essa parte precisa ser bem cuidado, se necessário você poderá usar uma fita ou renda para finalizar o trabalho. Lembre-se que você pode forrar apenas o local onde a roupa faça algum atrito.

Dicas:

  • Use tecidos que não soltem a cor para que ele não manche as suas roupas. Se você usar tons mais escuros, eles poderão causar danos às peças mais claras.
  • Espere até que a cola esteja completamente seca para usar o seu cabide.
7592504502 a833966d45 Como fazer um cabide forrado

Via Flickr

Forrar o cabide é uma ótima dica para aumentar a vida útil de algumas roupas feitas em tecidos finos e nobres, além de preservar essas peças, os cabides forrados ainda deixam os armários mais bonitos e charmosos. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !