Como fazer um CPF Nos Correios


cpf-nome-completo

O CPF, sigla para Cadastro de Pessoas Físicas, é um documento de porte obrigatório e de extrema importância. Ele irá cadastrar a pessoa como cidadã na Receita Federal brasileira e é através dele que você poderá abrir contas em bancos, fazer compras pela internet ou mesmo adquirir cartões de crédito. documento também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e na retirada de prêmios de loterias.

cpf nome completo1 285x175 Como fazer um CPF Nos Correios

Antigamente, as pessoas possuíam o chamado CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte) e seu uso era basicamente para a declaração do imposto de renda, mas, a partir da década de 1980, os CIC’s foram substituídos pelos CPF’s e fazer um caso você ainda não tenha um ou ainda possui um CIC e queira atualizar-se fazendo um CPF, basta seguir estes passos simples:

1) Vá até uma das agências dos Correios ou do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

2) Não há limite mínimo de idade para a criação de um CPF, mas, se você é menor de 16 anos, devera ser feita pelos pais ou responsáveis.

3) Você deverá levar algum documento que comprove sua naturalidade, sua filiação e sua data nascimento, podendo ser seu R.G. (Registro Geral) ou a sua Certidão de Nascimento.

4) Você deverá levar também, caso tenha entre 18 e 69 anos, o título de eleitor.

5) Será cobrada uma taxa de no máximo R$5,70.

6) Um comprovante de inscrição será gerado que poderá ser usado no lugar do CPF até que o devido cartão chegue.

7) Seu cartão deverá ser entregue no endereço dado no ato da inscrição em até 90 dias depois de efetuado. Caso seu cartão não chegue dentro deste prazo, vá até a agência em que você solicitou o serviço e apresente o protocolo/comprovante de inscrição.

8 ) Em breve, a solicitação de um CPF também poderá ser realizada pela internet através do site da Receita Federal.

cpf Como fazer um CPF Nos Correios

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post