Como fazer um curral para gado


800px-HN078sMarcs_CowCorral3

Se você é fazendeiro, e cria ou pretende criar gado, o curral é um importante investimento para os seus negócios. Diferente do pasto, que é onde o gado passa a maior parte de sua vida, o curral é um espaço menor cercado, que tem diversas funções como facilitar a organização do gado para transporte, a vacinação, algum tipo de acompanhamento nutricional mais específico, a marcação do gado, etc. Nesse texto, iremos listar algumas dicas, sugestões e cuidados, sobre como fazer um curral para gado.

1. Definindo o local adequado

É importante que o curral esteja mais próximo da sua casa, ou sede da fazenda, a fim de facilitar o acesso ao gado. E ao mesmo tempo, ele deve estar ao lado do pasto. Portanto, o curral, deve estar entre o pasto, e a sede da fazenda. Esse é a posição ideal para construí-lo. É importante separar um espaço suficiente para construir o curral, de forma que dentro dele caiba um determinado número de cabeças de gado, que seja adequado ao número de cabeças que você tem.

Por exemplo, se você é um grande pecuarista, e vende cem cabeças de gado semanalmente, é importante que o seu curral caiba algo em torno de cento e vinte gados simultaneamente, para organizá-los e separá-los para o transporte.

800px Corral Chupadero NM Como fazer um curral para gadoJohn Phelan/Wikimedia Commons

2. Organizando o fluxo dos animais dentro do curral

Como o curral é uma espécie de lugar de “passagem”, ele deve ser desenhado de forma a facilitar o fluxo do gado. Dessa forma, você deve ter um lugar dentro dele, para prender o gado e colher leite, enquanto exista outro que possibilite que os gados entrem em fila, vindo do pasto para o curral, e você vá separando as vacas leiteiras, para colher o leite.

Igualmente, você precisa de um espaço que mande o gado de volta para o pasto. A ideia da fila, é evitar que eles façam tumulto, e permitir que você controle a velocidade com que entrarão e sairão do curral. Igualmente, esse corredor para que o gado forme a fila, servirá posteriormente para vacinar o gado, ou marcá-lo.

800px HN078sMarcs CowCorral2 Como fazer um curral para gadoZackClark)/Wikimedia Commons

Outro aspecto que deve ser levado em conta, é a separação do gado para venda, e ai você pode ter uma porta para dentro do curral, e outra para a sua casa. É importante definir um local para estacionar o caminhão de transporte, na porta do curral, ou dentro dele. Por isso as dimensões da porta voltada para a sua casa, deve ter as dimensões e proporções adequadas para o posicionamento e entrada do caminhão, e da entrada do gado no caminhão.

3. Construindo o curral

Deve-se definir o material adequado para se fazer o curral. O ideal é que ele seja cercado com madeira, para ser resistente, barato, e ecologicamente viável. Isso é, se você usar uma madeira reflorestável. O curral também deve ter espaço para que os animais possam se alimentar, e o chão deve ser pensado de forma que possa ser limpo, já que lá eles irão realizar as suas necessidades fisiológicas, e o espaço sendo pequeno, precisa ser limpo.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: ZackClark/Wikimedia Commons)