Como fazer um discurso para formatura infantil


Pre-School_Graduation

A formatura é um momento muito importante na vida de qualquer estudante, pois além  de ser uma ocasião de despedida de tantos amigos e professores que conviveram juntos por anos, é também um “ritual de passagem” que comemora o progresso de cada um dentro da sociedade, além do desprendimento de uma antiga condição para que novasexperiências sejam vividas.5915953976 f405999844 b 600x250 Como fazer um discurso para formatura infantilNão menos importantes são as Formaturas Infantis. Muitos acham que é uma grande perda de tempo comemorar uma etapa concluída logo no início da vida. Os pais costumam pensar: “Mas ainda há tanto chão pela frente…” No entanto algumas datas devem ser comemoradas sim, e uma delas é a alfabetização da criança, pois é o momento que ela “entra” em um mundo novo: o mundo das informações e da cultura.5915952180 db10b9e02b b 600x250 Como fazer um discurso para formatura infantilOs pais se sentem orgulhosos por verem seus filhos concluindo uma etapa tão importante. As crianças ficam felizes por serem os protagonistas da festa, o que contribui para elevar a sua auto-estima. Os professores se sentem satisfeitos por terem contribuído diretamente para que cada aluno superasse os obstáculos que encontraram no caminho. Além de tudo isso, a comemoração serve como aprendizado para que as crianças saibam se comportar educadamente em reuniões sociais.7169582371 020340e7b5 b 600x250 Como fazer um discurso para formatura infantilMas tudo isso deve ser feito com muito critério, e de forma alguma este momento deve perder a simplicidade. Excesso de gala e pompa só fará com que tudo se pareça com um espetáculo circense, chegando a ser ridículo. Por isso, escolher um orador adequado para a ocasião muitas vezes é uma tarefa bem árdua, pois se já é difícil  para um adulto aguentar um discurso, imagine para as crianças!

Se você foi escolhido para ser paraninfo numa formatura infantil e não sabe como preparar o discurso, anote as nossas dicas que serão muito úteis:

  1. Posicione-se de cabeça alta, olhe em direção às crianças e vez ou outra se dirija à mesa e público. Uma dica preciosa: sempre que fizer um discurso não olhe diretamente para o rosto das pessoas e sim para o alto de suas cabeças. Agindo assim evitará ver alguma fisionomia de tédio, ou algum sorriso e deboche fora de hora, o que provavelmente te deixaria intimidado.
  2. Seja breve. O discurso não pode ser longo pois a capacidade de concentração das crianças nesta faixa etária é muito baixa – no máximo 10 a 15 minutos. Por isso não se empolgue demais.
  3. Comece com um cumprimento geral e depois dirija-se às autoridades e representantes: “Sr Diretor ….(nome) , Coordenadores ….(nomes), Srs Professores, Pais, familiares, convidados e queridos alunos. É com muita honra que…. ( e inicie agradecendo o convite).
  4. Fale de forma breve sobre a sua história – onde estudou, onde se formou, qual sua profissão, etc. Se for ex-aluno da escola cite a importância que ela teve em sua formação.
  5. Conte de forma simples algum fato curioso de sua infância e que seja relacionado aos estudos – dificuldades no aprendizado, o primeiro dia de aula e a impressão que teve ao ver a primeira professora, preguiça na hora dos estudos, amigos que teve, travessuras. Fale sempre com bom humor, ressaltando os aspectos positivos que os estudos trouxeram em sua vida. Tente usar o improviso e neste momento se dirija especialmente às crianças.
  6. Ressalte à eles a importância das amizades e do respeito aos professores e pais (se puder ilustre com uma história que traga alguma lição de moral). Cite também a importância da dedicação aos estudos.
  7. Reforce a importância do envolvimento familiar na formação da criança, e sempre cite exemplos da vida real – isso vai envolver as crianças e fazer com que elas prestem atenção em suas palavras.
  8. Termine agradecendo e desejando que os formandos tenham um futuro maravilhoso pela frente. Incentive-as para que continuem buscando sempre mais e mais conquistas.

Dicas:

  • É importante lembrar que o principal é colocar sua emoção em tudo que disser. Falar com o coração de forma natural e leve. Os ouvintes saberão diferenciar um discurso sincero de outro que é apenas fachada.
  • Treine bastante cronometrando o tempo. Tranque-se no seu quarto e repita o discurso e sua postura várias vezes como se estivesse lá naquele instante. Treinar fará com que você se sinta mais seguro e ajudará a diminuir o nervosismo na hora H.
  • Tente decorar o máximo possível do texto e treine para falar sem olhar para o papel. Digite o texto em fonte grande, pois, caso se perca, será mais fácil achar o ponto onde parou.
  • E, para terminar, siga sempre o ditado do bom orador: “FALE ALTO PARA SER OUVIDO, FALE CLARO PARA SER ENTENDIDO E FALE POUCO PARA SER APLAUDIDO”

Boa sorte e sucesso pra você!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !