Como fazer um dodecaedro


3805521194_de6a9f27eb

Entre os sólidos geométricos encontra-se o dodecaedro, que é um poliedro formado por doze faces, vinte vértices e trinta arestas. Ele é regular quando é formado por pentágonos regulares (têm os cinco lados com a mesma medida).

De acordo com a tradição grega, houve uma associação, há muito tempo, de alguns sólidos geométricos com os quatro elementos da natureza: a terra foi associada ao cubo; a água, ao isosaedro; o fogo, ao tetraedro e o ar, ao octaedro. Segundo Platão, por ser mais complicado para se construir, o dodecaedro foi usado por Deus, quando fez o mundo.

No dia a dia encontram-se objetos com as mais variadas formas geométricas e, entre eles, o dado de doze faces e também os cofrinhos, confeccionados com diversos materiais, na forma de dodecaedro. Veja como fazer um cofrinho, para guardar moedas, com a forma de um dodecaedro, também chamado de sólido platônico.

Materiais usados

  • 1 folha de papelão ou pedaços de caixa que não tem mais utilidade;
  • 1 molde confeccionado com papel cartão ou cartolina, em forma de pentágono regular;
  • 1 régua;
  • 1 tesoura;
  • 1 estilete;
  • 1 lápis ou caneta;
  • alguns pedaços de jornais ou revistas velhas;
  • 1 pincel;
  • cola branca;
  • fita adesiva;
  • guache ou tinta acrílica nas cores preferidas;
  • 1 vidro pequeno de verniz à base de água.

1521365330 8e12f1094e Como fazer um dodecaedrolhuerta/Flickr

Confecção

  1. Faça o molde do pentágono no papel cartão ou capa de caderno que será descartado, usando a régua e a mesma medida para todos os lados. Em seguida, coloque esse molde sobre o papelão e trace o seu contorno. Faça outro pentágono unido ao primeiro de modo que, entre eles, forme um triângulo. Proceda da mesma forma, repetindo os polígonos um ao lado do outro, até obter uma tira com cinco deles.
  2. Encaixe o molde na parte superior da tira e repita, novamente, cinco pentágonos. Eles devem ficar unidos entre si. Corte dois pentágonos avulsos, que serão usados para o fundo e a tampa do cofrinho.
  3. Recorte com o estilete cada aresta, sem chegar até o final, pois não pode separar uma figura da outra. Use a tesoura para cortar os triângulos que ficaram entre os pentágonos e não serão usados. 
  4. Dobre as arestas para o interior, formando o dodecaedro com o auxílio da cola e da fita adesiva. Cole, também, o fundo e a tampinha.
  5. Encape todo o sólido geométrico, várias vezes, colando os pedaços de revista ou jornal nas suas faces. Marque bem as arestas, ao encapar o seu trabalho, para que fique simétrico e com um bonito visual. O cofrinho pode ter o tamanho que o usuário desejar, lembrando que o pentágono modelo deve ter os cinco lados iguais.
  6. Marque bem as arestas, ao encapar o seu trabalho, para que fique simétrico e com um bonito visual. O cofrinho pode ter o tamanho que o usuário desejar, lembrando que o pentágono modelo deve ter os cinco lados iguais.
  7. Decore esse trabalho artesanal com a tinta acrílica ou o guache, formando bolinhas, corações, formas geométricas ou o desenho que preferir. Encape-o com papel colorido, caso não queira utilizar a tinta.
  8. Envernize-o e faça um corte em uma das faces, com o auxílio do estilete. Será a abertura para  colocar as moedas.
  9. Veja que o seu cofrinho está pronto para guardar o troco de suas compras e, logo, você terá um dinheirinho a mais para o lanche da escola. Evite as frituras e bom apetite.

6750937665 0f22fbccac Como fazer um dodecaedropam.magnets/Flickr

Observação: Caso prefira que seja um dado de doze faces, não faça o corte e desenhe nas faces as quantidades de bolinhas que representam os algarismos de um a doze. Lembre-se, também, de frisar bem as arestas e use a criatividade para personalizá-lo.

Boa Sorte!

(imagem destaque: TonoGarces/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !