Como fazer um editorial


2043432997_1a1de3b2e9

Você já deve ter visto ou reparado que na imprensa sempre há uma parte dedicada a uma opinião do veículo, sem aquele compromisso da isenção, da imparcialidade jornalística. Pois bem, esse texto se chama editorial e ele corresponde exatamente ao que o jornal pensa acerca de determinado tema. Como então fazer um editorial?screen eyeballs480 1 480x250 Como fazer um editorialPara tal, é preciso delimitar um assunto, de preferência que esteja em voga, que esteja estampado nas notícias para ele tenha então um caráter mais factual. Contudo, isso não é necessariamente um ponto a ser seguido, é apenas uma dica. Outro detalhe é estar bem informado sobre o assunto, pois assim o redator será capaz de opinar sobre tal fato sem que haja lacunas a serem preenchidas. Veja então o passo-a-passo:2011 08 CNN iReport 5th by eschipul 1333 006d9 medium 640 1 600x250 Como fazer um editorial

  1. Escolha o tema que quer fazer o editorial e trace um objetivo para ele. Por que falar desse tema? O que se quer mostrar através desse tipo de texto? Por que ele é tão importante? Respondendo a essas perguntas básicas, fica mais fácil definir o assunto que será tratado.
  2. Já com a pauta em mãos, é hora de coletar o maior número de informações possível. Procure em jornais, revistas e muita atenção nos textos da internet, pois eles podem ser meras cópias ou opiniões de pessoas que podem não ser entendidas do assunto. Existem muitos blogueiros profissionais, jornalistas que possuem blogs e estão nas redes sociais e que podem oferecer um material de leitura muito rico em informações.
  3. Lembre-se que os fatos sempre estão contextualizados, portanto, antes de começar a argumentar sobre tal assunto, coloque ao redor do tema tudo o que pode ter ligação direta com ele. Buscar informações em fontes bibliográficas também são excelentes caminhos para contextualizar tudo.
  4. Faça o texto sempre usando a terceira pessoa do singular. Por mais que seja um editorial, um texto opinativo, nunca coloque a primeira pessoa no texto porque, na verdade, é a opinião de um veículo, de um grupo de pessoas, não de uma só.
  5. Sempre argumente com exemplos, dados estatísticos (cuidado com eles porque também podem ser relativizados, se for então usá-los, pesquise bastante e tenha embasamento para os números) e pesquisas feitas por instituições de renome. Essas fontes podem ajudar o editorial a torna-se mais consistente.

 A imparcialidade jornalística é um objetivo perseguido pelos profissionais da área de comunicação, especificamente os repórteres, pois eles lidam diretamente com a notícia. Sabe-se que o ser humano jamais alcançará esse ponto, pois qualquer escolha dele na reportagem já é uma definição de um ponto de vista e, portanto, de um uso de uma certa subjetividade. Mas as matérias jornalísticas feitas em diversos jornais tentam ser escritas sob essa égide, o que faz o leitor tirar por ele mesmo as conclusões em relação as notícias. Em meio a esse contexto, o uso do editorial é aceitável para que o público saiba a posição do veículo sobre determinado assunto e ao mesmo tempo tenha acesso à informação sem opinião. 630398 8d10d34f 600x250 Como fazer um editorialMas é preciso ter bastante atenção quando o veículo usa demasiadamente a opinião em suas matérias. Dessa maneira, eles são opinativos e os seus leitores devem entender que tudo o que está escrito neles parte de uma visão exclusiva daquele jornal ou revista. Não é para criticá-los, mas somente ter a noção de que realmente usam a própria visão em suas matérias de forma bem sutil pelo uso de interpretações, adjetivações excessivas e por aí vai, sem ser somente pelo editorial.