Dicas sobre como conseguir um empréstimo


emprestimo

emprestimo 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

Fazer um empréstimo é visto por muitos como a melhor maneira de conseguir dinheiro para comprar um carro, uma casa ou mesmo pagar outras dívidas. De fato, com tantas facilidades e opções oferecidas atualmente, tomar dinheiro emprestado pode ser uma boa idéia, mas é preciso estar atento a algumas questões para não se enrolar ainda mais e apertar seu orçamento desnecessariamente.

Comofas trás até você os principais quesitos a serem observados ao se fazer um empréstimo.

Instruções

1) Quando precisar de um empréstimo, não o faça na primeira instituição financeira que encontrar. Pesquise pelas melhores taxas, condições de pagamento e crédito.

bancos 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

2) Antes de fechar o negócio se inteire de todos os valores que vai pagar, observando os custos totais do empréstimo, seu valor final, as taxas de juros aplicadas, os acréscimos previstos, o número de parcelas pagas bem como os prazos oferecidos.

3) Sempre leia o contrato do banco ou financeira com muita atenção. Muitas pessoas deixam de fazê-lo ao tomar um empréstimo pessoal ou consignado. Um erro banal que pode resultar em situações desagradáveis. Caso tenha alguma dúvida consulte um advogado ou pessoa de confiança, se permanecer na dúvida, não assine nenhum contrato.

contrato 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

4) Exija a cópia dos contratos preenchidos e assinados. É seu direito como consumidor.

5) Tem se tornado uma prática comum pensionistas e aposentados fazerem empréstimos para parentes e amigos. Evite essa atitude, por mais confiável que uma pessoa demonstre ser, o único responsável pela quitação da dívida é o tomador do empréstimo, que estará arriscando o seu nome na praça caso a pessoa que realmente ficou com o dinheiro não possa ou não queira pagar.

emprestimo aposentado Dicas sobre como conseguir um empréstimo

6) Tenha em mente que empréstimo feito em seu nome por um terceiro, utilizando suas informações, é uma prática considerada criminosa.

7) Confira se o valor indicado no contrato é o mesmo informado pelo agente de crédito, promotor ou correspondente bancário. São comuns os relatos de pessoas alegando terem feito empréstimos com valores X de parcela e estarem pagando Y no final das contas. Não aceite pagar qualquer valor ou taxa além do contratado.

8 ) Os empréstimos concedidos por instituições financeiras só podem ser depositados em conta corrente, poupança ou através de ordem de pagamento do próprio titular contratante do crédito. Tenha isso em mente para evitar transtornos.

9) Só faça empréstimos pessoalmente. Evite contratar esse tipo de serviço por telefone ou internet, mas caso tenha que fazer, certifique-se da idoneidade da empresa e confirme seu endereço fixo bem como o serviço de atendimento ao consumidor.

emprestimo 1 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

10) Empréstimos formalizados por telefone têm até 7 dias uteis para serem cancelados. Caso se arrependa você tem todo esse tempo para voltar atrás e desistir do serviço. Caso não consiga contato com a empresa nesse meio tempo, encaminhe uma carta ao endereço da empresa informando sobre a desistência.

novo telefone do ministerio 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

11) Ao quitar sua dívida antecipadamente, você tem o direito a desconto proporcionais aos juros contratados. Exija esse direito.

12) Venda casada é uma prática ilegal. O cliente não é obrigado a levar um produto para ter direito a outro. Observe se a financeira está propondo algum negócio desse tipo.

Dell venda casada 285x175 Dicas sobre como conseguir um empréstimo

13) Caso se sinta lesado de alguma forma, lembre-se que o contratante do empréstimo está amparado pelo código de defesa do consumidor.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !