Como fazer um estudo bíblico


1543810451_0e730d565b

Muitas pessoas possuem a curiosidade de entender o querem dizer as antigas escrituras. Dentre todas elas, a Bíblia é aquele que mais desperta interesse nas pessoas. Existe um método para que possamos entender melhor seus dizeres: O estudo bíblico. Aqui entenderemos como fazer isso.

1 – Primeiramente, para que um estudo bíblico possa ser feito, devemos entender que devemos “ouvir” as palavras da bíblia. Um estudo bíblico deverá ter como ponto de partida a audição das palavras do livro sagrado. Como este tipo de estudo tem o propósito de entendermos a palavra de Deus, a atenção ás palavras da Bíblia deve ser redobrada. O ideal é que um estudo bíblico seja realizado semanalmente. As palavras de Deus, quando bem interpretadas, podem modificar a nossa maneira de agir e pensar, o que consequentemente mudará as nossas vidas.

6958476052 04d99d5f0b Como fazer um estudo bíblicoimagens Evangélicas/Flickr

2 – Para que um estudo bíblico possa ser feito, devemos entender que esse tipo de estudo não é feito de uma hora para outra. Devemos ter a tranquilidade como nossa principal companheira em um estudo como este. Não podemos estudar desesperadamente. As palavras do Senhor necessitam de tempo e sossego para que possam ser absorvidas por aquele que busca entendê-las. Devemos respirar fundo a calmamente, e entendermos que somos pupilos diante da Bíblia sagrada. Suas palavras nos são mostradas quando ela desejar. Para que possamos entender melhor o que cada frase significa, devemos nos concentrar, e refletir por um bom período de tempo.

3 – Começamos o estudo com uma oração, para que possamos nos habituar de forma espiritual ao estudo que faremos por alguns instantes. Para que possamos entender o que Deus quer nos dizer com suas palavras, devemos fazer-lhe uma oração, que nada mais é do que uma saudação. A oração pode ser desde um “Pai nosso” até qualquer oração que reverencie santos ou ao próprio Espírito Santo.

4 – Devemos começar o estudo com a escolha de um livro da Bíblia. Realizando nossos estudos de forma semanal, podemos, após a escolha de um dos livros, estudar cada capítulo separadamente. Podemos estudar um capítulo por semana, ou mesmo dois ou três capítulos semanais, porém cada um em um dia diferente.

530478729 c5df680b2e Como fazer um estudo bíblicoazugaldia/Flickr

5 – Como dissemos anteriormente, a tranquilidade e o silêncio são de fundamental importância para nós, estudiosos da bíblia. Sempre que terminarmos a leitura de um dos capítulos da Bíblia, devemos respirar fundo, reler lentamente o capítulo, e refletir com tranquilidade sobre as suas palavras e o que significam. A finalidade de um estudo bíblico é aproximar-nos das palavras do Senhor, por isso a tranquilidade é tão importante, para que deixemos que suas palavras e ensinamentos adentrem o nosso espírito em cada uma de nossas reflexões.

6- Após a leitura e a tranquila reflexão sobre o capítulo estudado, devemos, realizar uma oração, para encerrarmos nosso dia de estudos da palavra de Deus, encerrando-o da mesma maneira que iniciamos. Assim, poderemos manter nosso espírito em contato com o Espírito Santo e, sobretudo, com seus ensinamentos.

Entender a palavra divina requer calma, tranquilidade, e acima de tudo, fé. Com paciência, aos poucos, poderemos entender seus ensinamentos.

Bons estudos!

(Imagem Destaque: S. Reachers/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !