Como fazer um fluxograma


fluxograma2 285x175 Como fazer um fluxograma

Criar um fluxograma pode ser um procedimento relativamente simples, se você evitar a tentação de incluir informações em excesso. Um fluxograma claro e metódico pode ser uma ferramenta visual bastante útil para uma empresa.

fluxo1 Como fazer um fluxograma

Instruções

  1. Identifique a finalidade do seu fluxograma, alem dos processos e subprocessos que pretende incluir. Elabore uma lista dos processos em ordem crescente, para que você tenha uma idéia do seu tamanho.
  2. Reúna as informações necessárias, incluindo dados técnicos detalhados, para se completar o processo. Peça contribuição das pessoas envolvidas em cada área específica, de modo que seus passos sejam precisos.
  3. Selecione o melhor software para gerar seu fluxograma. O Excel pode produzir grandes gráficos sem confiná-los às margens do documento ou ao numero de páginas, além disso, realiza seus próprios cálculos. Muitas pessoas, porem, acham o Word ou o Power Point mais fáceis de usar e com melhores recursos visuais. A escolha é sua.
  4. Crie uma série de símbolos para representar diferentes ações, como um diamante para indicar uma decisão de “sim” ou “não” ou  um circulo para demonstrar uma única atividade. O numero e a complexidade da sua simbologia dependerá do assunto e da necessidade do fluxograma. Caso necessário, adicione uma legenda ao documento.
  5. Comece com uma pergunta simples como “Eu preciso…” ou “Como fazer…” e relacione isso aos símbolos, através de setas, de modo a dar continuidade visual a cada etapa do processo.
  6. Use uma linguagem consistente e detalhada ao longo do gráfico para facilitar a compreensão e atrair a atenção. Certifique-se de que o layout é claro e que se move no sentido horário. Deixe espaço suficiente entre os símbolos para mostrar que eles são separados, mas convergem para um mesmo objetivo. Evite também, misturar diferentes processos.

fluxo2 Como fazer um fluxograma

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post