Como fazer um folder turístico


Via Flickr

O folder é uma ferramenta do marketing muito usada para informar as pessoas sobre os mais variados assuntos. O tamanho varia de acordo com as informações que serão colocadas, podendo ser impressos ou virtuais. As empresas costumam usar o folder, ou flyer, com o objetivo de chamar a atenção dos seus usuários ou clientes para um produto ou serviço específico. No caso de cidades e centros históricos, eles são muito usados para fornecer informações turísticas para os visitantes, sendo que esse tipo de midia possui características próprias.

6049737857 00d93e45b6 z Como fazer um folder turístico

Via Flickr

Em todos os casos é fundamental fazer uma pré-seleção das informações mais importantes, sendo que naqueles com cunho turístico, tão importante quanto essas informações são as imagens que serão usadas para demonstrá-las. Pois as pessoas precisam ser informadas de uma maneira impactante, para que se sintam atraídas a conhecer esses locais.

Aprenda como fazer um folder turístico

O folder turístico precisa ser bem diagramado e não deve ficar cansativo. As pessoas tendem a desviar o foco muito facilmente, principalmente se estiverem fazendo uma viagem. Por esse motivo as informações e imagens precisam conquistar essa atenção logo no primeiro momento.

2455261693 54f1b7b9db z Como fazer um folder turístico

Via Flickr

Passo a passo:

  1. Escolha o programa que irá fazer o seu folder. Hoje em dia existem vários disponíveis, uns mais profissionais que outros. O Word, por exemplo, possui layouts prontos para aqueles que não sabem usar os programas mais completos, como o Dreamweaver ou InDesign. Assim, ele é o mais recomendado.
  2. Selecione com cuidado todas as informações, não precisa exagerar nos detalhes. O importante é despertar a curiosidade do turista. Logo, é fundamental não revelar todos os pormenores. Deixar a pessoa com vontade de conhecer a região é o que define o sucesso, ou não, da peça publicitária.
  3. Use muitas imagens para chamar a atenção, mas escolha com cuidado. Muitas vezes a pessoa que faz o folder deseja mostrar todos os detalhes para os visitantes e acaba fazendo um folheto visualmente poluído, tendo justamente o efeito contrário do desejado. Selecione sempre as melhores imagens para ilustrar o seu trabalho. Apresente o potencial turístico, suas atrações e seus monumentos.
  4. Faça um teste leve e sem palavras complicadas. Evite também os termos conhecidos apenas entre os moradores locais. É comum que as pessoas de determinados locais tenham uma maneira própria de se comunicar, sendo que alguns termos são usados apenas naquela localidade. Isso acontece muito na região nordeste do país. Se o seu folder for direcionado para as pessoas de todo o país, e para não dizer do mundo, evite esses termos para não confundir quem for ler o seu folder.
2961828962 885a6fce00 z Como fazer um folder turístico

Via Flickr

Dicas:

  • Contrate um fotógrafo profissional para fazer as fotos do seu folder, ou use uma câmera profissional para isso. Elas precisam estar em boa resolução, principalmente no caso dos impressos. Certifique-se que as principais atrações turísticas tenham sido retratadas.
  • Pergunte para os amigos ou familiares como está ficando o seu material. Peça a opinião dessas pessoas e veja se alguma das informações selecionadas por você está exagerada ou incompleta. Somente alguém de fora será capaz de identificar esses erros.
2960988607 68355b2604 z Como fazer um folder turístico

Via Flickr

Com um pouco de criatividade é possível criar um folder turístico que seja informativo e ao mesmo tempo divertido. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !