Como fazer um futon turco


2765931239_b6cb9854ef

Nas últimas décadas, a cultura oriental invadiu os lares brasileiros. Na decoração o futon e suas variações se tornaram peças comuns em ambientes de festa, ambientes para meditação e descanso, quartos, salas e agora com “ares” tropicais, muitas vezes feitos com tecido chita.

O futon turco é uma almofada alta geralmente quadrada ou retangular. O que difere essa da almofada comum é que o futon possui laterais de pelo menos 10 cm de altura.

Para fazer a almofada comum, se costura dois quadrados de tecidos direito sobre direito, insere zíper ou botões e pronto.
Já para fazer a almofada futon turco, é preciso costurar uma tira de largura mínima de 10 cm em volta do tecido (quadrado ou retangular) da almofada.

O enchimento pode ser espuma, manta acrílica, sendo que algumas pessoas preferem colocar por dentro uma base rígida como um quadrado de papelão ou placa fina de madeira e só depois o enchimento macio, para garantir que a peça tenha formas mais definidas.

3130870974 706c54b274 300x225 Como fazer um futon turco

Via Flickr

Para fazer um futon turco de 40 X 40 X 10 cm você vai precisar de:

  • 60 cm de tecido à sua escolha, sugere-se o gorgurinho, chita, ou outro de sua preferência.
  • 2 metros de manta acrílica grossa (não utilize a manta siliconada desfiada, a de metro é melhor para esse trabalho.
  • Linha da cor do tecido
  • Máquina de costura doméstica
  • Tesoura, fita métrica, alfinetes e agulha de mão

Como fazer

  1. Corte a manta acrílica em 15 quadrados de 0,40 X 0,40 cm. Coloque uns sobre os outros e perceba que ficará bem alto.
  2. Para compactar essa pilha de manta, deixá-la mais fina, coloque linha na agulha de mão e faça pontos de alinhavo ou de caseado na lateral da pilha de quadrados de manta acrílica. Os pontos devem ser levemente apertados para que a camada de manta acrílica abaixe.
  3. Passe essa costura em toda a volta, unindo todas as camadas. Faça também alguns alinhavos de um lado para o outro. A ideia é diminuir o volume da pilha.
  4. Corte o quadrados de tecido de 45 X 45 e uma tira de 1,85 com 14 cm de largura aproximadamente.
  5. Costure a tira em volta de um dos quadrados da almofada, no canto que as pontas das tiras se encontrarem feche com costura à máquina.
  6. Agora costure o outro quadrado da almofada na tira deixando uma abertura para colocar o recheio. Faça de forma que o encontro das pontas da tira coincida.
  7. Perceba que terá uma capa de almofada quadrada com mais ou menos 10 cm de altura.
  8. Acomode a pilha compactada de manta acrílica dentro dessa capa. Se a almofada estiver ficado murcha preencha com espuma, ou mais camadas de manta acrílica.
  9. Feche com pontos à mão a abertura.

Se você observar imagens de futons perceberá duas características bem comuns:

1- Elas possuem uma borda fofa

2- E possuem alguns pontos fundos, um efeito capitonê.

Para fazer a borda, faça costura à mão com agulha de mão e linha bem forte, as de crochê como a Cleia são ideais. Faça uma costura de aproximadamente 2 cm pegando tecido e manda acrílica, senão o contorno ficará murcho.

Para fazer os pontos fundos faça da seguinte maneira: Marque com lápis, caneta ou giz de costura 4 pontos bem distribuídos na almofada.

4029332842 efa5312d72 275x300 Como fazer um futon turco

Via Flickr

Com linha dupla na agulha de mão dê um nó bem forte e introduza a agulha de baixo da almofada para cima. Volte a agulha para baixo apertando bem. Repita mais algumas vezes até perceber que está firme. Arremate na parte de baixo.

Proceda assim nos demais pontos marcados e seu futon turco estará pronto!