Como fazer um holerite de pagamento


holerite

Todas as empresas devem oferecer a seus funcionários ao final do mês um holerite de pagamento. O holerite serve para que os funcionários consigam saber de onde vem os vencimentos e para onde vão os descontos que acontecem a cada pagamento. Além disso servirá como comprovante que determinada pessoa exerce um trabalho remunerado e tem um renda fixa e ou variável no final do mês. Com isso, o trabalhador terá facilidades em conseguir créditos em bancos, financeiras e lojas de todo o segmento existente no mercado. Percebe-se que o holerite tem duas funções. A primeira é discriminar todos os detalhes referente ao mês de trabalho e a segunda como comprovante de renda. Por isso é importante saber quais são os dados essenciais para elaborar um holerite. Com as dicas a seguir é possível conseguir exito nessa tarefa.

4984049880 240472bb14 z F550x450 Como fazer um holerite de pagamentoI’m George / Flickr

Formato e como fazer um holerite

  1. Utilize-se de uma folha comum de papel A4 para confeccionar o holerite.
  2. Monte uma tabela com seis linhas e seis colunas.
  3. Na parte de fora escreva holerite de pagamento. O ideal é que seja feito na parte de cima da primeira linha.
  4. Na primeira linha (Apague os traços da coluna), do lado esquerdo da folha, deve ser citado o nome da empresa com o respectivo CNPJ, No lado direito deve constar o mês de referência, ou seja, o mês a que se refere aquele holerite.
  5. Na segunda linha (Também deve apagar os traços da coluna) deve constar o código da matrícula do funcionário, o nome e o cargo que ocupa na empresa. 
  6. Na terceira linha e na primeira coluna deve aparecer os códigos de referência de cada vencimento ou desconto daquele mês.
  7. Na terceira linha e segunda coluna deve aparecer a descrição dos descontos ou vencimentos. 
  8. Na terceira linha e terceira coluna, deve aparecer a referência, ou seja, a quantidade em horas, valores ou percentual de vencimento ou desconto.
  9. Na terceira linha e quarta coluna, deve aparecer os valores de vencimentos.
  10. Na terceira linha e quinta coluna, deve aparecer os valores de descontos.
  11. Na quarta linha ao final da quarta coluna deve constar a soma do vencimentos e seu total.
  12. Na quarta linha ao final da quinta coluna deve constar a soma dos descontos e seu total.
  13. Abaixo desse, ainda na quarta linha deve constar o item liquido a receber que é o valor total dos vencimentos já com os descontos subtraídos.
  14. A quinta linha é reservada para discriminar as base em que são descontados o INSS e cálculos de FGTS. Assim, nessa ordem, é preciso citar o salário base, a salário contribuição ao INSS, base para FGTS, valor do FGTS, base de cálculo para IRFF e a faixa em que a média de salário se encontra dentro do cálculo do imposto de renda. 
  15. Na última coluna, apagando os traços das linhas, deve ter um espaço para data e para a assinatura do empregado. Na parte de cima é preciso a frase, declaro que recebi a quantia discriminada. 

7315190192 541f4776a6 z F550x450 Como fazer um holerite de pagamentoAlex E. Proimos / Flickr

Esse formato é de um holerite simples, mas completo para se utilizar numa empresa de pequeno ou grande porte talvez esse modelo de holerite seja um dos mais utilizados pelos empregadores e contadores de empresas. Boa sorte!

(Imagem destaque: FuFuWolf / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !