Como fazer um jardim de pedras


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Seu jardim está precisando de uma repaginada? Que tal dar uma de paisagista e fazer um jardim com pedras ornamentais? Com um pouco de habilidade e bom gosto você poderá ter um jardim de pedras rapidamente.

jardim1 Como fazer um jardim de pedras

Como construir um jardim de pedras

Para executar esta tarefa, proporemos a utilização de um espaço de 3,0 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, que poderá ser um corredor, o fundo de um quintal, ou a frente de sua casa.

Também optamos por um tipo de jardim que não requeira muita manutenção e que as plantas sejam de espécies que não fiquem muito grandes.

jardim2 Como fazer um jardim de pedras

Em qualquer loja especializada em jardinagem e paisagismo, você poderá adquirir todos os itens necessários para o seu novo jardim, para isso confira a lista abaixo:

  • Lona plástica na cor preta, nas medidas do espaço a ser feito o jardim;
  • Pedras ornamentais brancas de tamanhos diferenciados;
  • Pedras decorativas de várias cores (opcional);
  • Cascalhos de madeira;
  • Vasos de jardim com baixa estatura, com no máximo 20 a 30 cm, com plantas ornamentais ou folhagens. Dê preferência a plantas ou folhagens que não cresçam muito, que fiquem com estatura máxima de 30 centímetros.
  • Ferramentas: enxada, cavadeira ou pá de jardim
jardim3 Como fazer um jardim de pedras

Etapa 01 – Preparando o terreno

  1. Com uma enxada, regularize o terreno onde você irá construir o jardim, de forma que ele fique plano.
  2. Para evitar que haja o crescimento de ervas daninhas em seu jardim de pedras, é necessário que você aplique a lona plástica preta sobre o terreno. Meça o tamanho do espaço, recorte a lona de forma que ela fique exatamente do tamanho do mesmo, e a estique por toda a extensão do terreno.
jardim4 Como fazer um jardim de pedras

Etapa 02 – Diagramando o jardim

  1. Feito a aplicação da lona, comece a espalhar as pedras ornamentais brancas, de forma que uma camada uniforme fique visível por toda a extensão do seu espaço.
  2. Diagrame seu espaço, de maneira que você possa fazer pequenos círculos de aproximadamente 50 centímetros de diâmetro cada. Nos espaços onde você fizer os círculos, somente retire as pedras brancas ornamentais, deixando a lona preta aparente.
  3. Em cada um destes círculos, você deverá espalhar os cascalhos de madeira, de maneira uniforme.
jardim5 Como fazer um jardim de pedras

Etapa 03 – Dando vida ao jardim

  1. Transfira os vasos de jardim, com as plantas ornamentais ou folhagens para cada um destes círculos. Faça a disposição da forma que mais lhe agradar.
  2. Se desejar, utilize as pedras decorativas coloridas para decorar e delimitar cada círculo. O que poderá conferir um aspecto mais divertido e menos sóbrio ao seu novo jardim de pedras.
jardim6 Como fazer um jardim de pedras

Pronto, seu jardim está finalizado, agora é só apreciar a sua nova paisagem!

Dicas:

  • Se você desejar também poderá construir um jardim de pedras, em espaços de tamanhos irregulares, conforme a sua criatividade!
  • Caso queira, poderá introduzir algumas espécies de plantas que produzam flores, como o bico de papagaio, crista de galo, beijinho ou bromélias Estas flores trarão um novo colorido ao seu espaço.
  • Se você tiver uma parede ou muro, no espaço destinado ao jardim, também poderá experimentar colocar arranjos com orquídeas.

Agora que você já aprendeu fazer um lindo jardim de pedras, use sua imaginação e dê vida ao seu jardim de pedras. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post