Como fazer um jardim pequeno e barato


p1

Por menor que seja a casa ou o apartamento, sempre existe um cantinho que pode ser transformado em um jardim. As plantas e flores, além de decorar, suavizam o ambiente com suas cores e aromas. Além, é claro, de servir como terapia para muitas pessoas, que curtem cuidar do jardim e acreditam que o amor e o carinho com as plantas ajuda no crescimento e florescimento delas.

3 F550x45051 Como fazer um jardim pequeno e baratotuku/Pixabay

Todo mundo pode fazer um jardim pequeno e barato em casa e isso não é uma tarefa difícil. Basta definir o local apropriado de acordo com a luz solar e arregaçar as mangas e por a mão na massa para construir seu próprio cantinho verde e, assim, estar mais perto da natureza e do meio ambiente. Confira algumas dicas:

Como fazer um jardim pequeno e barato

Para quem mora em casa, a tarefa é mais fácil, após escolher o lugar (que pode ser um cantinho pequeno de 2 metros de comprimento por 1 de largura), basta fazer uma espécie de canteiro, que pode ter a altura de um tijolo por toda a volta do espaço. Após essa contenção, pode terminar o acabamento com pastilhas coloridas que têm preços super acessíveis. Com o local pronto é só fazer a festa na loja de plantas. Primeiramente compre terra preta boa para plantio. Essa é a base do jardim.

2 F550x45054 Como fazer um jardim pequeno e baratoiris4me/Pixabay

As plantas e flores devem ser escolhidas de acordo o gosto da pessoa, por exemplo, plantas que não requerem muitos cuidados, que não pegam praga facilmente, que precisam ser molhadas diariamente ou de 3 em 3 dias, enfim. Pode-se investir em objetos decorativos para jardim, como mini anões, sapinhos, borboletinhas e plaquinhas decorativas.

Ter um jardim no apartamento é possível

Para o apartamento, deve-se escolher a varanda preferencialmente, ou a área de serviço que geralmente pega mais sol. Para apartamento, uma opção que está sendo muito usada por arquitetos e decoradores são os caixotes de feira. Na verdade, é preciso comprar vasos de plantas de diferentes cores e tipos. Os vasos podem ser coloridos também, 3 caixotes de feira e muita criatividade são suficientes.

5 F550x45020 Como fazer um jardim pequeno e baratoPublicDomainPictures/Pixabay

Veja um passo a passo simples:

Materiais:

  • 3 caixotes de madeira;
  • Lixa;
  • Flores e folhagens à sua escolha, em vasos;
  • Tinta acrílica;
  • Pincéis ou rolo de pintura.

Como fazer:

  1. Lixe os caixotes de madeira para retirar as felpas ou rebarbas;
  2. Aplique tinta acrílica em cada um deles, de preferência faça um de cada cor para dar mais vida ao jardim;
  3. Os vasos de plantas devem ser colocados e arrumados dentro dos caixotes, 2 em baixo e 1 em cima, e de preferência de tamanhos diferentes;
  4. Para completar o jardim no apartamento, pode-se pendurar uma samambaia do lado de um dos caixotes, para que a planta cresça e faça uma espécie de cachoeira ao lado deles.

O jardim fica lindo, custa super barato e a manutenção é bem fácil, já que é só molhar e, de vez em quando, colocar um fertilizante para ajudar no crescimento das plantinhas.

4 F550x45050 Como fazer um jardim pequeno e baratoHans/Pixabay

No jardim, tanto de casa como no de apartamento, também podem ser plantados alguns temperos que se misturam às flores e deixam o espaço lindo e funcional, tais como: coentro, salsinha, capim limão e tomatinhos.

Boa sorte!

(Imagem destaque: PublicDomainPictures/Pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !