Como fazer um jardim residencial


Garden_pond_3

Você é do tipo de pessoa que acredita que o verde dá um valor a mais na sua casa, que o paisagismo é tudo de bom? Que tal então deixar o seu cantinho um pouco mais aconchegante, bonito e bem bacana? Uma opção para isso é fazer um jardim residencial, que tal?

Existem vários tipos, mas os mais comuns são os jardins de inverno, aqueles que ficam na janela de casa e que quase não dão trabalho e ainda os jardins verticais, que podem até aproveitar materiais já usados. De qualquer jeito, o ar fica mais puro, o ambiente fica mais decorado, alegre, seu lar atrai pássaros e tudo fica bem mais interessante. Veja então dicas de como fazer um jardim residencial.

6643332313 fcec771db2 Como fazer um jardim residencialLandscape Design Advisor/Flickr

No caso de jardins verticais

  1. Defina qual o tipo de jardim vertical tem mais a ver com a sua casa. Há diversos tipos: alguns feitos com jarros individuais, outros com jarros usados em jardins de inverno, outros ainda com garrafas pet e tubulações de PVC. Escolha o que você acha que vai ficar mais bonito;
  2. Já definido o tipo de jardim vertical, é hora de pensar nas plantas que vão fazer parte da sua decoração, mas não pode ser qualquer verde não. Você precisa levar em conta que cada espécie exige uma atenção: algumas precisam de muita luz, outras de pouca, outras ainda só vivem na sombra. Então pense onde vai ficar o seu jardim vertical para poder então escolher a plantinha que vai fazer parte dele;
  3. Meça onde o seu jardim vertical vai ficar para depois poder comprar as treliças. Elas são encontradas em lojas especializadas em módulos prontos. O único trabalho que você vai ter é só mesmo medir e saber onde o seu jardim residencial vai estar;
  4. Você pode comprar os vasinhos que ficarão na treliça, na parede ou pendurados, tanto faz. Caso queira fazer algo mais sustentável, que tal então aproveitar canos de PVC, canecas velhas, sapateiras ou garrafas PET?
  5. Se sua casa é pequena, uma dica é usar vasinhos meia lua, pois combinam bastante com este tipo de ambiente. De qualquer maneira, independente do formato do suporte da planta, use todos que sejam do mesmo material e faça a distribuição de modo que fique bem ao seu gosto.

800px Residential houses Brookland Washington DC 003 Como fazer um jardim residencialAbraham OFM/Wickmedia Commons

No caso de jardins residenciais de inverno

  1. As lojas especializadas vendem os suportes para jardins de inverno, só tenha o cuidado para saber se no seu prédio (caso more em edifício) é permitido o uso desse tipo de decoração na fachada;
  2. As plantas a serem escolhidas devem estar de acordo com a posição da sua residência em relação ao sol. Muitas delas não gostam de sol, outras só vivem se estiverem expostas a ele e outras vivem à sombra apenas.

Seja um jardim vertical ou um jardim de inverno, o que importa para você é ter a plena noção de que mesmo que sejam plantinhas, elas necessitam de cuidados e atenção. Por isso, caso trabalhe fora o dia todo e não tenha ninguém para cuidar delas, pense mais se vale realmente a pena ter um jardim em casa, porque o investimento pode ser alto para depois de um tempo rápido as plantas morrerem por falta de trato.

Garden pond 2 Como fazer um jardim residencialNowis/Wickmedia Commons

 Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Nowis/Wickmedia Commons)

1 reply to this post