Como fazer um Jornal – Passo a Passo


jornal

w6 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

Muita gente hoje em dia busca aprender a fazer seu próprio jornal, seja o jornal da sua empresa, o jornalzinho da escola, ou mesmo o jornal da sua família. Antes de ensinar você a fazer seu próprio jornal, vamos primeiro contar um pouco de história.

Conta-se que a tradição de imprimir, notícias tem origem nos bares e cafés europeus do século XVI, onde as histórias e notícias de longe, depois de contadas pelos viajantes que ali passavam, eram impressas pelos donos destes estabelecimentos e distribuídas aos outros clientes. Com isso as pessoas mantinham-se informadas sobre os eventos importantes daquela época. Porém, primeiro periódico impresso em papel de que se tem notícia data da China em 713 d.C., o Notícias Diversas.

imprensa thumb1 1 285x175 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

No Brasil, a imprensa nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressão Régia. Desde então o jornal impresso já passou por altas de baixas, veiculando notícias capazes de desestabilizar governos e, mesmo com a chegada de meios mais modernos como a televisão e a internet, continua tendo o seu espaço importante na divulgação de acontecimentos.

Publicar um jornal é uma boa maneira de manter as pessoas informadas e conectadas. Seu público alvo varia desde sua sala de aula, família, escola até a cidade ou região onde vive, basta ter bom conteúdo e notícias para veicular. Você pode estar se perguntando: “Mas como vou editar um jornal?”. Saiba que não é preciso ser um especialista em editoração e muito menos ter um software especial para isso. Na verdade, você pode conseguir a aparência e qualidade de um jornal profissional utilizando apenas seu computador, sua impressora e o Microsoft Word. Seu maior esforço será encontrar histórias, notícias e boas imagens. E acompanhar as instruções do Comofas:

Como Fazer um Jornal Impresso Passo a Passo

1) Abra um documento do Word em branco. Você pode utilizar tanto a versão 2003 quanto a 2007, (neste guia nos ateremos à versão 2007, qualquer dúvida, pergunte nos comentários e será devidamente esclarecido). Vá ao menu “Inserir” e clique em “cabeçalho” na parte “cabeçalho e rodapé”.

w Como fazer um Jornal   Passo a Passo

2) Após inserir o cabeçalho vá até o menu “Início” e selecione a fonte e tamanho para o título do jornal. É recomendável que o nome esteja em negrito e o título centralizado. Digite o título, o número, a data e o local de publicação.

w2 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

3) Clique fora do cabeçalho. Vá até a guia “Inserir”, clique em “Formas” e depois em “Linha”. Desenhe uma linha reta logo abaixo do cabeçalho da página. Depois de inserida a linha do tamanho desejado, o Word abrirá, automaticamente, uma tabela com opções de edição para a forma. Deixe da maneira que mais se adequar à sua publicação.

w3 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

4) Vá até a guia “Layout de Página”, clique no botão “Colunas” e selecione o número de colunas que pretende ter no seu jornal. Normalmente são utilizadas duas ou três.

w4 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

5) Personalize o seu jornal. Caso deseje inserir gráficos, figuras ou algo do tipo, vá até a guia inserir do Word 2007 e insira o que desejar.

w5 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

6) Na hora de tornar seu jornal uma realidade, você pode fazer em casa ou em uma gráfica. Se for fazer em casa é legal que você use uma impressora laser, pois os gastos com impressoras a jato de tinta podem ficar um pouco altos.

Caso você procure um gráfica, se quiser economizar, uma dica é imprimir o jornal em preto e branco apenas. Caso queira usar multiplas cores e fotografias, sua impressão terá que ser realizada a 4 cores, o que torna o processo um pouco mais caro.

 

Boa sorte com seu jornal!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

123 replies to this post
  1. Estou retornando as minhas origens, onde nasci e sai ainda criança;com 9 anos de idade;minha terra natal se chama Salinas e está localizada no Norte de Minas Gerais,gostaria de receber mais informações de qual atividade empreender já que a economia do município está baseada na produção de cachaça devido à qualidade da cana que é produzida na região,um abraço,Rodrigues o Monge.

  2. O TRÁFICO DE DROGAS NO BRASIL
    O tráfico de drogas no Brasil está crescendo muito ao longo dos tempos e com a chegada da nova droga chamada Oxi que é a mais devastadora e é mais barata que o crack.
    As pessoas consomem umas três vezes, quando percebem não conseguem passar um dia sem consumir e quando eles não têm dinheiro, roubam e matam pra consumir.
    Os traficantes vendem drogas em bocas de fumo, esquinas e prédios abandonados. Quando você não é usuário de drogas, os traficantes, as primeiras três vezes dão a droga de graça, mas na quarta vez, você tem que se virar para conseguir dinheiro para comprar.
    As drogas trazem grandes consequências onde as mais atingidas, são as famílias, ficando destruídas. Por causa das drogas várias pessoas estão indo para a cadeia e outras sendo mortas por traficantes ou policiais.
    De acordo com tudo isso que estamos vendo, devemos conscientizar as crianças e jovens, que são as mais afetadas em relação às drogas que não aceitem a primeira vez para que fiquem livres das drogas e tenham um futuro melhor.

  3. Eu vou ser a editora no jornal do meu curso, estou muito nervosa porque sei que não é fácil. mais vou tentar e fazer o máximo que eu puder.E torço para que saia um trabalho criativo e interessante…

  4. cara muito bom, me ajudsra muito no meu projeto,sera para classificados sera que posso fazer da mesma maneira? Gostaria q se voce puder explique como fazer um de classificados porque muitos tem esta duvida e cobram absurdos para fazer este trabalho pra gente .Valeu pela aula ficou 10!

  5. Dica pouco usual essa. Não se diagrama jornal em Word…fica muito amador, além de dar um trabalhão. Existem programas adequados para se diagramar jornal com precisão. O PageMaker é bem antigo e um dos mais conhecidos. O Adobe Indesign é um dos melhores do mercado. E tem o Corel que também permite fazer boas diagramações, muito bom para diagramar revista. Por isso eu recomendo que não diagramem em Word…este programa eu uso apenas para digitar, criar e corrigir textos. Ele tem muitas ferramentas, mas para diagramar jornal é o menos recomendado.

  6. Eu preciso fazer um jornal que dobre a pagina ao meio para o encaixe, mas estou com dificuldades na diagramação. Ou seja a pagina que estou se tornará pagina 2 e 10 outro exemplo é a capa que dobrada ao meio se tornará capa e ultima pagina. Como faço?

  7. Estou criando um jornal tipo informativo, para impressão em gráfica, pois sou bastante conhecedor do processo gráfico. Minha dúvida está quanto ao conteúdo, pois tenho buscado alguns assuntos na internet e colocados para o jornal e pergunto: o que devo fazer para me livrar do famoso plágio que tanto ouço falar?