Como fazer um Jornal – Passo a Passo


jornal

w6 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

Muita gente hoje em dia busca aprender a fazer seu próprio jornal, seja o jornal da sua empresa, o jornalzinho da escola, ou mesmo o jornal da sua família. Antes de ensinar você a fazer seu próprio jornal, vamos primeiro contar um pouco de história.

Conta-se que a tradição de imprimir, notícias tem origem nos bares e cafés europeus do século XVI, onde as histórias e notícias de longe, depois de contadas pelos viajantes que ali passavam, eram impressas pelos donos destes estabelecimentos e distribuídas aos outros clientes. Com isso as pessoas mantinham-se informadas sobre os eventos importantes daquela época. Porém, primeiro periódico impresso em papel de que se tem notícia data da China em 713 d.C., o Notícias Diversas.

imprensa thumb1 1 285x175 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

No Brasil, a imprensa nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1908, com a criação da Impressão Régia. Desde então o jornal impresso já passou por altas de baixas, veiculando notícias capazes de desestabilizar governos e, mesmo com a chegada de meios mais modernos como a televisão e a internet, continua tendo o seu espaço importante na divulgação de acontecimentos.

Publicar um jornal é uma boa maneira de manter as pessoas informadas e conectadas. Seu público alvo varia desde sua sala de aula, família, escola até a cidade ou região onde vive, basta ter bom conteúdo e notícias para veicular. Você pode estar se perguntando: “Mas como vou editar um jornal?”. Saiba que não é preciso ser um especialista em editoração e muito menos ter um software especial para isso. Na verdade, você pode conseguir a aparência e qualidade de um jornal profissional utilizando apenas seu computador, sua impressora e o Microsoft Word. Seu maior esforço será encontrar histórias, notícias e boas imagens. E acompanhar as instruções do Comofas:

Como Fazer um Jornal Impresso Passo a Passo

1) Abra um documento do Word em branco. Você pode utilizar tanto a versão 2003 quanto a 2007, (neste guia nos ateremos à versão 2007, qualquer dúvida, pergunte nos comentários e será devidamente esclarecido). Vá ao menu “Inserir” e clique em “cabeçalho” na parte “cabeçalho e rodapé”.

w Como fazer um Jornal   Passo a Passo

2) Após inserir o cabeçalho vá até o menu “Início” e selecione a fonte e tamanho para o título do jornal. É recomendável que o nome esteja em negrito e o título centralizado. Digite o título, o número, a data e o local de publicação.

w2 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

3) Clique fora do cabeçalho. Vá até a guia “Inserir”, clique em “Formas” e depois em “Linha”. Desenhe uma linha reta logo abaixo do cabeçalho da página. Depois de inserida a linha do tamanho desejado, o Word abrirá, automaticamente, uma tabela com opções de edição para a forma. Deixe da maneira que mais se adequar à sua publicação.

w3 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

4) Vá até a guia “Layout de Página”, clique no botão “Colunas” e selecione o número de colunas que pretende ter no seu jornal. Normalmente são utilizadas duas ou três.

w4 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

5) Personalize o seu jornal. Caso deseje inserir gráficos, figuras ou algo do tipo, vá até a guia inserir do Word 2007 e insira o que desejar.

w5 Como fazer um Jornal   Passo a Passo

6) Na hora de tornar seu jornal uma realidade, você pode fazer em casa ou em uma gráfica. Se for fazer em casa é legal que você use uma impressora laser, pois os gastos com impressoras a jato de tinta podem ficar um pouco altos.

Caso você procure um gráfica, se quiser economizar, uma dica é imprimir o jornal em preto e branco apenas. Caso queira usar multiplas cores e fotografias, sua impressão terá que ser realizada a 4 cores, o que torna o processo um pouco mais caro.

 

Boa sorte com seu jornal!