Como fazer um manequim


8297178605_7b0e16dff9

O manequim é muito usado em lojas de roupas, mas ultimamente passou a ser usado também na hora de compor a decoração, ou até mesmo em escritórios mais modernos. Hoje em dia é possível encontrar diversos modelos disponíveis em lojas especializadas, mas com um pouco de imaginação eles poderão ser feitos em casa.

Os primeiros modelos de manequim foram criados no século XIX e possuíam cabelos naturais, unhas postiças e os olhos eram feitos com esmaltes. Como ainda não tinham sido maneiras de serem feitos com materiais mais leves, eles começaram a ser feito em cera e pesavam cerca de 100kg, o que prejudicava o seu transporte. A fim de corrigir esse problema, começaram a surgir os primeiros modelos feitos em arame. O responsável por colocar o busto nos manequins foi o professor Lavigne, a sua descoberta foi tão importante que em 1849 recebeu uma homenagem em uma famosa feira de comércio daquela época. 

Qualquer pessoa que queira criar um manequim personalizado, seja para a sua casa, seja para a sua loja ou escritório, pode realizar o trabalho. A única ressalva é ter o mínimo de gosto por trabalhos manuais, pois é necessário cuidar de cada detalhe.

3488960579 e2579aa96c Como fazer um manequimdpadua/Flickr

Materiais

  • Espuma ou outro material que sirva para fazer o enchimento
  • Tesoura
  • Marcador próprio para tecido
  • Fita adesiva grossa
  • Plástico PVC
  • Camisa ou vestido justo
  • Papelão
  • Suporte para fixar o seu manequim

Passo a passo

  1. Comece fazendo o molde do seu manequim, para esse passo você vai precisar da ajuda de uma outra pessoa para que você possa modelar o seu manequim. Vista a pessoa com a camisa ou vestido justo, o ideal é que essas peças sejam velhas e que você não as use mais.
  2. Proteja os braços e pescoço de quem estiver ajudando você, pois dessa forma a fita adesiva não irá prender na pele. Passe a fita por toda camisa ou vestido. Faça um X na área dos seios para que eles sejam modelados, em seguida comece a passar a fita no sentido horizontal, faça várias voltas, o importante é ele ficar bem firme.
  3. Peça para a sua modelo se curvar ligeiramente para o lado e marque a cintura, faça o mesmo para o outro lado, assim você vai conseguir demarcar mais facilmente.
  4. Vire a sua modelo de costas e comece a recortar o seu manequim com a tesoura, o tipo mais adequado é  a de bandagem, são aquelas com uma leve curvatura nas pontas.
  5. Peça para ela sair lentamente para que o seu manequim não perca a forma.
  6. Passe um pedaço da fita no local onde você precisou recortar para que as duas pontas se unem.
  7. Coloque o enchimento para que o seu manequim fique ainda mais perfeito.
  8. Faça um fundo usando o papelão, use o suporte para finalizar o seu trabalho.

5332195668 e041a66ace Como fazer um manequimandresrueda/Flickr

Dicas:

  • Cubra o seu manequim com um tecido diferente para deixá-lo ainda mais personalizado. Você também poderá criar novas combinações com fitas e adesivos.
  • O suporte usado para o seu manequim pode ser o mesmo daqueles usados no abajur. Você também poderá apoiá-lo na sua cômoda ou em uma mesa.

Os manequins deixaram de ser peças sem graças e passaram a ser um objeto fashion. Solte a imaginação na hora de criar o seu e boa sorte!

(imagem destaque: RodrigoGhedin/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !