Como fazer um memorial descritivo acadêmico


dicas-pre-projeto-monografia1

Como fazer um memorial descritivo acadêmico? Essa é a pergunta de muita gente que está prestes a entregar o trabalho final de graduação. Ele existe para mostrar um resumo de toda a vida acadêmica do estudante. A ideia de um memorial acadêmico é como a de um currículo, contudo, com maior ênfase na vida acadêmica, científica e até cultural. Aprenda de uma vez por todas a fazer isso de forma simples, fácil e rápida, excelente para quem não tem muito tempo a perder.Dicas para monografia de direito11 300x250 Como fazer um memorial descritivo acadêmicoPara isso basta ter um programa de edição de textos no computador, como o Word, por exemplo, e colocar as mãos à obra. Use sempre a fonte Times New Roman, número 12, que é a tipografia clássica para produção de trabalhos. O formato pode variar de instituição para instituição, mas as descrições são sempre as mesmas.norma1 Como fazer um memorial descritivo acadêmicoVeja então como fazer um memorial acadêmico descritivo acadêmico:

1. Resumo – Faça um breve resumo do memorial, com 300 a 400 palavras.

2. Introdução – Faça a introdução, que tem o objetivo de identificar o acadêmico. Aqui devem ser mostradas as atividades feitas e as principais datas. Pode usar imagens e fotos.

3. Formação Escolar – Relate a formação escolar.

4. Formação acadêmica – Quanto mais detalhes, melhor. Se preferir, divida em capítulos. Um aprofundamento é fundamental para entender perfeitamente o memorial descritivo. É preciso conectar todos os passos da carreira. Esse detalhamento é o que irá auxiliar no entendimento do memorial.

5. Experiências profissionais – Mostre aqui o que já teve de experiência no mercado de trabalho.

6. Conclusão – Faça uma breve conclusão da vida acadêmica e aponte para futuros trabalhos.

7. Publicações – Inclua aqui todas as publicações já feitas. Inclua projetos de iniciação científica, teses de mestrados, doutorado, pós-doutorado, livre docência, artigos divulgados em revistas, painéis, congressos etc.

8. Não deixe de informar toda a bibliografia que por ventura tenha sido usada.804190044 c6624295f6 b 600x250 Como fazer um memorial descritivo acadêmicoNão esqueça de datar o documento e, para isso, é preciso colocar tal informação na mesma página do resumo. É feito da seguinte maneira:

  • Escreva “memorial descritivo” na mesma linha mostrada assim que o programa de edição de textos for aberto.
  • Centralize.
  • Em seguida pule três linhas e na quarta escreva o nome do estudante inteiro.
  • Coloque centralizado também.
  • Pule 10 linhas e na 11ª escreva “contigência do memorial” à margem esquerda (3 cm, é o tamanho normal já automático).
  • Coloque o resumo e pule 7 linhas,  na 8ª coloque a data centralizada, como por exemplo “Rio de Janeiro-RJ, julho de 2012.”

Outra orientação diz respeito ao aspecto geral do documento. Coloque negrito apenas nos títulos e saiba usar muito bem a Língua Portuguesa, o que significa deixar gírias e jargões de lado e tentar ser o mais isento possível, sem adjetivações ou palavras da moda. Como se trata de um documento muito valioso para se ter uma noção completa do estudante ou pesquisador, é importante ter cuidado máximo com as palavras usadas.

Agora que já tem dicas de como fazer um memorial descritivo acadêmico, saiba que não tem mais o que temer. Faça já e boa sorte!