Como fazer um ofício para pedido de patrocínio


DRC_Business

A maior dificuldade para alguém que tem um projeto ou evento para realizar, é a obtenção de recursos para a execução. A fim de ajudar artistas, promotores de eventos, ONGs e projetos de todos os tipos, empresas e órgãos do governo costumam separar um montante dedicado a financiar projetos e ideias.

O jeito mais formal de se obter um patrocínio é através de um oficio encaminhado para o setor da empresa ou órgão responsável pelo patrocínio. Por isso, é importante que antes de tudo você tenha o projeto pronto e que já tenha se informado previamente sobre a abertura da empresa ou órgão responsável pelo financiamento.

Vejamos agora dicas de como fazer um ofício com pedido de patrocínio.

Money lunch F550x450 Como fazer um ofício para pedido de patrocínioWikimedia Commons

Você vai precisar de:

  • Projeto já pronto para apresentar;
  • Nome do setor e/ou pessoa responsável por receber os ofícios;

Passo a passo:

  1. Assim que começar a redigir seu oficio, fique atento às abreviações e o uso correto de termos. Comece se dirigindo à empresa ou órgão que está solicitando a ajuda, e logo abaixo ao departamento ou responsável por receber as solicitações. (Vide o modelo ao fim deste artigo).
  2. Diga ao que se refere o tal oficio. Seja objetivo e utilize abreviatura (Ref.). Não tente usar sinônimos complexos ou termos muito pomposos. Se for apoio, diga “Apoio”, se for patrocínio escreva “Patrocínio”. Ou use os dois se couber (“Apoio/Patrocínio”).
  3. No primeiro parágrafo do texto de seu oficio, resuma bem o que você quer. Diga que veio solicitar  apoio para o evento “x”, no local “y” para o dia “w”.
  4. No segundo parágrafo explique os benefícios do evento para a empresa/órgão que vai patrocinar. Diga o seu público alvo e quaisquer informações relevantes para se entender o impacto e a visibilidade de seu projeto.
  5. Use o último parágrafo para agradecer e se colocar à disposição para futuros esclarecimentos.
  6. Assine o oficio e logo abaixo coloque informações para contato. Capriche bem nesta parte, coloque e-mail, pelo menos dois telefones e endereço de correspondência.

Jose grullon signing F550x450 Como fazer um ofício para pedido de patrocínioWikimedia Commons

Dicas:

  • Não seja formal demais, porém não utilize termos despojados. O oficio precisa ser claro e o mais objetivo possível.
  • Seu projeto deve ser bem claro e anexado ao oficio enviado a empresa/órgão solicitado. Junto deve conter as cotas de patrocínio, cronograma e todo o material que for servir para a melhor compreensão do evento e/ou projeto.

Modelo:

À

(empresa ou órgão)

(departamento, se conhecido)

Ref.

Apoio / Patrocínio

Viemos expor e solicitar a Vossa Senhoria apoio para o (nome do evento) a ser realizado no dia (dia) de (mês) de (ano), no (informar o local de realização).

O evento vai proporcionar (descrever todos os benefícios e a visibilidade alcançada pelo evento a ser patrocinado, seja na TV, rádio, jornais ou pela quantidade de participantes).

Anexo a este ofício, segue projeto do evento, programação e cotas de patrocínio, que podem ser alteradas conforme acordo entre as partes.

Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

Atenciosamente,

(assinatura)

(nome completo)

(instituição, se for o caso)

(endereço e telefones de contato)

*Retirado de: http://www.tudobox.com/327/modelo_de_oficio_para_patrocinio.html

Money F550x450 Como fazer um ofício para pedido de patrocínioWikimedia Commons

Seja claro em seu projeto:

Lembre-se de ser claro em seu projeto. Tenha em mente que você precisará estar disponível para futuros esclarecimentos e este retorno poderá demorar. Não pressione a empresa/órgão e entregue o oficio com uma folga de tempo razoável.

Boa sorte!

(Imagem destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !