Como fazer um ofício


caneta escrevendo

caneta escrevendo 285x175 Como fazer um ofício

Oficio é uma carta oficial destinada a alguma autoridade normalmente para solicitar ou reivindicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido. Também é importante se atentar para o vocabulário (evitando repetições de palavras) e para a correção gramatical. Algumas pessoas também chamam o ofício de Memorando. Por isso, hoje o comofas te ensina  como fazer um memorando ou um ofício.

A diferença entre um ofício e uma carta, é que o nome e endereço do destinatário ficam no final do documento, depois do endereço do remetente. Os endereços devem ser alinhados à margem esquerda.

Além da carta do tipo ofício, existem também o aviso e o memorando. Cada um tem suas particularidades de diagramação, mas em geral são bastante parecidos.

 

Hoje, o Comofas te apresenta um modelo de ofício:

OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO
Ofício nº ___/___
Senhor (nome da pessoa que vai recebê-lo)
( ocupação)
(empresa ou órgão)
Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), ( profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar cidade), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).
Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
____________________________________________________
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
___________________________________________________
(assinatura)
(seu nome)
_________________________________________________

Endereço do destinatário.

Caso o ofício seja feito em nome de um órgão ou instituição, informe os dados desta vinculados aos seus. Abaixo alguns exemplos de carta ofício:

445 2 285x175 Como fazer um ofício

 

 

carta ao senador alvaro dias 291 285x175 Como fazer um ofício

 

 

cartaCoopanestBa 285x175 Como fazer um ofício

Criar um ofício é sempre bem simples, basta dominar bem a língua portuguesa. Os modelos de ofício acima podem te ajudar a criar o seu próprio. Usando um modelo, com certeza você vai se dar bem.

Os tipos de ofício mais comuns são:

  • oficio de solicitação;
  • ofício de comunicação;
  • oficio de pedido ou requerimento;
  • ofício jurídico;
  • ofício para pedir patrocínio;

Seja para fazer um ofício para sua diretora escolar ou mesmo um oficio para o prefeito da sua cidade, basta escolher bem as palavras e ser direto e claro.

Mas caso apareça uma dúvida ou tenha um modelo que considere mais eficiente, não deixe de compartilhar conosco! Boa sorte.

 

34 replies to this post
  1. Para ele te ligar MA neste momento onde quer que você esteja. neste exato instante voce perderá a concentração e seu pensamento se voltara para mim JAA voce entendera que não pode viver sem mim. neste exato momento voce começará a desfazer do seu orgulho, agora mesmo voce esta com vontade de me CHMAR agora mesmo voce esta pensando em mim voce vai tentar resistir não resista se voce não me FALAR agora vai FALar mais tarde ou amanhã ou..depois… mas neste exato momento voce vai pensar em mim. eu invoco 3 santos anjos Miguel, Gabriel, Raphael para que ilumine seu coração e desfaça qualquer duvida. que Miguel espulse de perto de voce todo o mau espirito toda má inflencia. que Gabriel anuncie a a voce o meu nomeJ A A que sopre em seus ouvidos a palavra amor e faça lembrar de mim que me anuncie ao seu anjo da guarda.Que Raphael use o balsamo curador para curar a descrença que se instalou em seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e o desejo por mim. assim seja com todo meu amor Quando esta mensagem for publicada em dois minutos voce tera o desejo irresistivel de me ligar DE FALAR COMIGO ceda a ele que estou esperando por voce MA fale esta mensagem falando o nome da pessoa amada ou da pessoa que voce quer que ligue para voce espere e tenha fe que ele vai te ligar vai te procurar lembre- se que tudo vale apena para ter aquele alguem especial do seu lado então se sua alma gemea anda te esnobando faça essa simpatia e voce vera que funciona mesmo

  2. A postagem é muito interessante, ajuda muito quem não tem idéia de como fazer. O que me impressionou lendo os comentários foi de como tem gente folgada!!! tem uns que só faltam relatarem o assunto e pedir que escrevam o ofício… rsrsrs… como existe pessoas folgadas mesmo.

    Meus parabéns! Post exelente!

  3. Interessante, mas creio q seja preciso detalhar mais um pouquinho, i.e. fazer um modelo para resposta a ofícios recebidos de autoridades. Exemplos: o endereço do destinatário da resposta tem q ser colocado também no final a margem esquerda? Pode se fazer referência ao nº do ofício d forma destacada, em separado, na parte superior esquerda antes entrar na resposta do q foi solicitado? Uma pessoa física reponde como a uma carta?