Como fazer um orquidário


4599260670_e80e3136cc

Ao contrario do que pensamos antes de ter algum conhecimento, para cultivar orquídeas e ter um orquidário não é necessário um grande espaço, aliás um orquidário pode ser feito até mesmo dentro de um apartamento, bastando para isso que se siga alguns passos básicos no cuidado das orquídeas.

As orquídeas são plantas que não necessitam, ou melhor nem gostam de muita luminosidade, e por isso a facilidade de se montar um lindo orquidário dentro de um apartamento ou mesmo em um local de tamanho bem reduzido.

Como as pessoas as vezes não tem esse conhecimento acabam por ficarem receosas e assim abrem mão do adorável prazer que é cuidar de uma orquídea e vê-la se desenvolver e depois florir, que prazer imenso nos da a sua floração.

Uma das terapias ocupacionais mais prazerosas com toda a certeza é passar as nossas horas de folga cuidando e observando nossas orquídeas que nós estamos cuidando. E para que você possa ter esse lazer tão prazeroso vamos ensinar aqui hoje o passo a passo para se fazer um orquidário em um espaço reduzido, ou melhor mesmo dentro do seu apartamento.

2579401418 4b806f99df Como fazer um orquidáriomarcusrg/Flickr

Vamos te dar os dados básicos necessários para que você partindo desses dados, iniciar seu orquidário sem medo de errar.

Como tudo em nossa vida temos antes de mais nada ter um pouco de conhecimento sobre o assunto no caso orquídeas, e assim podermos nos sentir mais confiantes para montar nosso orquidário.

Bem vamos ao passo a passo para que você possa montar seu orquidário:

  1. Encontre um local adequado, isso significa  um local onde as suas orquídeas não fiquem no chão (isso evitara as lesmas e outras pragas), pode ser por exemplo o parapeito de uma janela, desde que ela não receba muito vento.
  2. Não deixe pratos cheios de água debaixo de sua orquídea. Apesar de gostarem de umidade, um prato com água acabara por apodrecer suas raízes.
  3. As orquídeas não são plantas terrestres, por isso evite planta-las no chão.
  4. Adube uma vez por mês suas orquídeas borrifando em suas folhas um bom aduboNPK20-20-20, isso evitara muitas doenças.
  5. Procure escolher  espécies diferentes, para ter em casa flores em todas as estações.
  6. Lembre-se que vento e seca desidrata suas orquídeas, e observe como elas estão antes de regar. O mais comum é uma rega semanal.
  7. Observe com seu fornecedor quais as espécies que melhores se adaptem em sua região assim será bem mais fácil mantê-las lindas por um período prolongado.
  8. Os nomes das orquídeas são a forma de identificação de sua espécie, é assim que são reconhecidas em todo o mundo.
  9. As orquídeas precisam de um ambiente úmido para que possam se desenvolver, assim como elas também necessitam de sombra, pois o sol pode vir a queima-las por serem plantas muito sensíveis, por isso tenha em mente esses dados na hora de escolher o local onde vai implantar seu orquidário.

4599256896 1146687abb Como fazer um orquidáriokeikoo/Flickr

No mais é uma questão de experiência que vamos adquirindo com o tempo e o convívio com outros orquidofilos, para trocarmos experiências e conhecimento.  Não tenha duvidas que suas orquídeas agradeceram com belas flores, o seu cuidado na hora de escolher com todo o carinho o melhor local para cultiva-las.

Bem e agora é são tirar um tempinho e iniciar seu orquidário, e quem sabe em um futuro próximo você não se transforme em um orquidofilo  e decida ampliar e mesmo criar um outro orquidário mais profissional. Mas tenha a certeza de para iniciar essa é a forma mais fácil e pratica.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: keikoo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !