Como fazer um parecer técnico


Laudos-5

Criar um documento requer bastante conhecimento, justamente porque todos possuem uma diretriz a ser seguid,a e caso a pessoa que está redigindo a perca, o documento não será validado caso seja submetido à avaliação e/ou julgamento. O parecer técnico não é diferente, porém como o próprio nome já diz, trata-se de um documento emitido por um profissional com conhecimento técnico em determinada área, lembrando que o parecer técnico não tem nada haver com laudo, ambos são diferentes e cada um tem sua finalidade.4103627486 593603dc1e b 600x250 Como fazer um parecer técnicoDicas de como fazer um parecer técnico

Fazer um parecer técnico é uma tarefa bastante complexa, mesmo porque cada área tem sua forma de criar o próprio parecer, porém nesse artigo iremos lhe oferecer algumas dicas para auxiliar na criação desse documento.

1) Tenha conhecimento técnico na área para a qual você irá emitir o parecer, como dito acima, somente profissionais da área podem emiti-lo, mesmo porque o documento só será validado se existir a assinatura de um técnico habilitado para aquele serviço.

2) Existem diretrizes que devem ser seguidas, porém não existe um modelo de documento específico, por isso em alguns casos o documento pode ser diferente de outro com a mesma finalidade, sem gerar grandes problemas desde que você siga as regras para a sua criação. Para começar a redigir o documento, você deve colocar inicialmente o objetivo, ou seja, o título referente à todo o assunto que será abordado ao longo do texto.

3) Tenha em mãos todos os fatos em que se baseiam o parecer, que devem ser devidamente listados no documento. Lembre-se de que é importante constar todos os fundamentos legais para o parecer, esses fundamentos devem estar todos dentro da lei.

4) Conclua o documento com as informações que você acredite serem necessárias, lembrando que você pode anexar documentos ou informações técnicas para aumentar ainda mais a credibilidade de seu documento. Esses anexos devem ser colocados em um envelope junto com o seu parecer, lembrando sempre que tudo deve ser feito da forma mais profissional possível, sem marcas de pessoalidade.

No final do documento não se esqueça de colocar seu cargo e também e formação, se possível um carimbo, caso o tenha. Lembre-se que credibilidade técnica e formalidade são características que devem andar em conjunto. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post