Como fazer um planejamento escolar


4483342734_91a9a565ab

Saber como fazer um planejamento escolar não é das missões mais fáceis pois requer um pouco de aptidão e detalhamento daquilo que iremos fazer. Entretanto, muitos, por preguiça, fazem com pressa, o que trás alguns danos posteriormente.

Esqueça a mediocridade

De um fim na mediocridade. Esqueça que ela exista. Faça de seus projetos e planejamentos a sua \’cara\’. E desejamos que a sua \’cara\’ seja algo que não é feito as pressas ou de qualquer maneira. A melhor forma de escrever um planejamento e esquecer o exemplo daqueles professores que não dão o melhor exemplo de professores que amam a sua profissão. Fazer diferente deles é mostrar para os alunos que você ama seu trabalho, bem como lecionar. Além disto, é mostrar para a direção e comissão pedagógica que você se importa com suas aulas e com seus alunos. Se você tem algum grau de mediocridade, esqueça-o. Ele deve morrer.

Antecipe, mentalmente, sua aula

Pense em como deveria ser uma aula perfeita. Aquela que o aluno recebe sua explicação, consegue entende-la e fazer os correspondentes exercícios, sem bagunça. Logo depois, pense em uma aula horrível. Aquela que os alunos não deixam você falar e quando deixam, não entendem o conteúdo. Na hora de fazer os exercícios preferem conversar e ficam longe de termina-lo.

953363662 95b4f2396a 300x225 Como fazer um planejamento escolar

Via Flickr

Quando você for fazer seu plano de aula, não pense no primeiro caso, uma perfeição, nem mesmo no último em que você não conseguiria dominar a sala. Mas, que você deverá encontrar alguns problemas. Alunos deverão ser disciplinados, nem todos entenderão a matéria e alguns ficarão com dúvidas.

Saiba também que você não conseguirá explicar a matéria de um ano em um único dia. Saiba, por tanto, que deverá ser moderada o tamanho da explicação. Se possível, sempre passe exercícios diários para que os alunos, pouco a pouco, testem seus conhecimentos e possam, de maneira organizada tirar suas dúvidas.

Visualize o todo para depois particionar

Pense em um planejamento semanal. Que comece na segunda feira e termine na sexta(se você trabalha todos os dias). Pense em tudo o que você poderá explicar durante toda a semana incluindo os exercícios. Pensar desta forma faz com que  o planejamento diário possa levar em consideração um objetivo maior. Então, se possível, inclua no planejamento qual será o objetivo daquela semana. E depois de definido o objetivo semanal, comece a separar por tópicos diários.

Quanto mais detalhes melhor

Detalhe seu planejamento. Diga não só o que você irá explicar, mas como irá. Quais métodos irei utilizar. Que recursos irei necessitar? Se há alguma referência bibliográfica não exite em cita-la. Usar referências mostra que você também estuda como deve dar aulas, o que não é somente bom para os alunos, mas também para a direção que ganha em conhecimento pedagógico.

3402303985 1b87100e7c 300x225 Como fazer um planejamento escolar

Via Flickr

Você mesmo poderá utilizar seus dados para que não fique perdido do que deve ser ministrado. Ser organizado é uma forma de vida que mostra quem você realmente é.  Ser detalhado mostrará que você é um bom profissional. Se você seguir nossas dicas a chance de que você se adapte a escola e faça um bom trabalho são muito grandes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !