Como fazer um planejamento financeiro


Feel free to use this image just link to www.rentvine.com

O controle das contas da casa, do trabalho ou de uma empresa deve ser realizado de uma maneira padronizada e controlada de forma a evitar problemas futuros como endividamentos ou até mesmo bloqueios de crédito. Esse controle é denominado como planejamento financeiro e é fundamental para garantir a estabilidade, seja do negócio ou das contas do lar.

Planejar os gastos financeiros não é uma tarefa das mais fáceis, pois exige dedicação, disciplina e comprometimento. Para quem procura por dicas sobre como fazer o planejamento financeiro de modo adequado, fique atento a este artigo, siga o passo a passo, tenha uma calculadora por perto e prepare-se para investir algumas horas do seu dia no controle de seus gastos.

Assorted United States coins Como fazer um planejamento financeiroElembis/Wikimedia Commons

Dicas

  • Determine exatamente o total de ganhos e entradas da sua empresa ou ambiente familiar. Para fazer o controle financeiro tanto da sua família quanto de uma empresa, é fundamental determinar primeiramente qual é a quantidade total de dinheiro que entra em caixa. Para fazer isso, some a faixa salarial mensal de toda a família. Inclua nessa somatória o valor de pensões, salários fixos, serviços prestados e quaisquer outras formas de renda financeira da família. Caso tenha uma pequena empresa, isso deve ser feito de forma mais criteriosa, considerando-se o lucro total do período. Feito isso, crie uma tabela em um editor de planilhas e insira essas informações para facilitar o controle.
  • Faça uma listagem do total de gastos. Após concluir a primeira parte do processo, é hora de fazer uma lista com o total de gastos realizados no mesmo período. Comece listando os gastos essenciais como água, luz, telefone, pagamento de pensões alimentícias, supermercado e depois inclua itens mais supérfluos, como entretenimento, diversão, viagens e outros. Agora faça uma somatória tanto do total de gastos fundamentais como o total de gastos supérfluos e insira-os na tabela criada previamente.
  • A utilização de um software de controle financeiro é fundamental. Após incluir seus lucros ou entradas e seus gastos (ou saídas no termo técnico) em uma planilha, é hora de procurar um programa de computador especializado em gestão e controle financeiro. Existem diversas opções gratuitas disponíveis para download na web e que vão fornecer um panorama bastante amplo sobre a sua situação financeira, inclusive com a criação de gráficos de despesas e diversas outras ferramentas que irão ajudá-lo na visualização de seus objetivos a curto e longo prazo.

6093700157 5b46c88fb3 Como fazer um planejamento financeiro kenteegardin/Flickr

  • Inserindo os dados no software. Após fazer um apanhado geral das entradas e saídas, insira esses dados nos softwares de gestão financeira e comece a analisar os gráficos obtidos. Embora existam vários programas com essa finalidade, todos eles vão fornecer uma visão ampla dos gastos ainda permitidos, dos gastos realizados, das entradas próximas e diversos outros detalhes.

De maneira geral, o controle de finanças pode ser realizado de maneira simplificada com a utilização de programas especializados. No entanto, é fundamental conhecer alguns termos básicos da contabilidade para garantir a sua utilização correta e obter resultados satisfatórios no controle de finanças tanto de sua família quanto de sua empresa.

background 20050 640 Como fazer um planejamento financeiroPublicDomainPictures/Pixabay

Então não perca mais tempo, comece a somar as suas despesas e entradas e boa sorte!

(Imagem Destaque: Dave Dugdale/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !