Como fazer um plano de aula


3391900812_f9af8dbd98

Muita gente imagina que os professores, aqueles profissionais que ficam lá na frente ensinando à uma turma muitas vezes gigantesca, chegam e começam a jogar os assuntos no quadro negro sem mais nem menos. Não é bem assim. Para que a aula aconteça na mais perfeita tranqüilidade e todo o tema seja dado naquele dia, é preciso fazer um planejamento. Como então fazer um plano de aula?Al standard devoted nerd1 400x250 Como fazer um plano de aula 1) Escolha o assunto que será tratado na sala de aula. De nada adianta chegar sem uma mínima orientação. O professor precisa saber o objetivo do seu trabalho naquele dia e os alunos também devem saber qual será a meta da aula para que ambas as partes possam  atuar de forma que o tema seja dado de forma clara.

2) Defina o objetivo do estudo e o caminho a ser feito para chegar até ele. Saiba o porquê de abordar tal assunto por aquele viés: porque é mais fácil de ser assimilado, porque é muito cobrado no mercado de trabalho etc.

3) Faça um pequeno passo-a-passo. Exemplo: primeiramente vou dar um panorama geral, depois entrarei nos principais autores e no final darei um exemplo prático.

4) Separe material atraente para a turma e coloque-se no lugar de quem está no banco escolar. Existem diversos materiais didáticos que podem ser usados para que os alunos entendam melhor o tema abordado. Escolha aqueles que não vão causar desatenção deles. Por exemplo, se a aula é à noite, depois de um dia inteiro em que a turma esteve trabalhando, nem pense em levar filme para sala de aula e apagar as luzes. O único efeito que surtirá será um sono danado na turma inteira. Caso não tenha outra saída, leve o filme e pare a todo momento interagindo com a turma para que eles não desfoquem.

5) Crie uma maneira de chamar atenção que seja compatível com a realidade da turma. Tente conhecer a realidade do corpo discente. Se são jovens que não têm emprego, que trabalham, se são adultos, se são adolescentes ou crianças. Tente se aproximar da turma de modo que conheça um pouco seus valores e seus hábitos para que todo o material a ser usado em sala de aula seja compatível com a realidade deles. Por exemplo, mostrar trechos de filmes em inglês sem legenda é bastante adequado para determinados cursos universitários em que uma segunda língua faz parte da prática ou da futura profissão, mas jamais deve ser levado para uma classe que não tenha conhecimento algum sobre o idioma. Por mais que o professor traduza, o efeito poderá ser negativo já que não há conhecimento sobre a língua estrangeira a chance dos alunos conversarem ou irem para fora da sala é muito grande. people in workshop class w725 h482 600x250 Como fazer um plano de aulaUma dica para quem vai dar aula é criar mecanismo em que haja trocas entre professor e aluno. Faça um blog para a turma ou um e-mail e tente estar sempre conectado a eles. Forneça material pela internet, se a turma tiver fácil acesso. A distância entre o mestre e os seus é coisa do passado. Hoje em dia, é perfeitamente possível dar suporte e estar bem perto deles por outros meios. E os alunos gostam disso.children outdor education class 600x250 Como fazer um plano de aula Agora que já sabe como montar um plano de aulas, boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post
  1. Obrigada , pude compreender melhor como se tornar um bom professor eventual. A dica foi muito confartante, agora posso atual em sala mesmo sendo professora envetual derigir minhas aulas capcidade e qualidade.