Como fazer um portfólio escolar


port

Você consegue se lembrar de todas as atividades que desempenhou durante o ano letivo em sua escola? Provavelmente, caso você não seja lá um aluno muito organizado, você se esqueça de algumas das tarefas mais relevantes que fez neste período.

Não seria bom ter todos os seus trabalhos, atividades, tarefas, textos, artes, e tudo o que você aprendeu e se esforçou para fazer, tudo registrado e devidamente organizado?

Não, não se trata de um sonho! Você pode anexar todo este material em um só lugar e ter tudo ao alcance de suas mãos por meio de um portfólio.

3041306745 1463449b04 z F550x450 Como fazer um portfólio escolar

Via Flickr

Portfólio? O que é isso?

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, portfólio é “o conjunto dos trabalhos de um profissional dispostos numa pasta para apresentação a clientes”.

Traduzindo ao contesto escolar, portfólio anda mais é do que uma maneira do aluno centralizar seus trabalhos e apresentar aos pais e professores, e no caso dos professores, de registrar as atividades programas durante o ano e apresentá-las aos pais em reuniões, e ao grupo docente escolar em reuniões pedagógicas.

Que tal mandar bala e montar um portfólio bem bonito e da próxima vez que alguém perguntar sobre algum trabalho ou atividade feito na escola, não passar vergonha e não ficar horas revirando bagunças para encontrar? Além de tudo, você vai impressionar!

Materiais

  • Uma pasta catálogo
  • Papel sulfite

Como fazer

  1. Na pasta, você pode etiquetar a capa, com seu nome, escola, nome do professor. Em seguida, na primeira “página”, sinalizada pelo primeiro plástico do catálogo, você reservará para fazer o índice do seu portfólio.
  2. A cada trabalho escolar que você concluir, é interessante que faça observações a respeito, citando a data, o objetivo da atividade, o que você aprendeu quais as suas impressões a respeito do projeto e qual o retorno obtido por meio do professor que propôs o trabalho.
  3. Inserir com zelo e cuidado, cada folha de seus trabalhos no catálogo.
  4. O processo de aprendizagem consiste invariavelmente de questionamentos e dúvidas. No caso de não assimilar algum conteúdo proposto ou desempenhar de maneira insatisfatória determinada atividade, é interessante citar ao final da tarefa, quais foram suas dúvidas e dificuldades encontradas.  Deste modo, você irá refletir acerca do trabalho e apontar as diretrizes para que o professor trabalhe de maneira diferenciada e direcionada, a fim de cessar suas dificuldades e construir em conjunto o conhecimento.
  5. Com todas as atividades do ano devidamente catalogadas, pais, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e afins terão em mãos, um rico material, para analisar os pontos fortes e fracos do aluno, podendo assim dar ênfase nas carências apresentadas e prepararem de maneira reflexiva, trabalhos que contribuam ao desenvolvimento do aluno!
174517393 2679b8affb z F550x450 Como fazer um portfólio escolar

Via Flickr

Este costume (digamos assim) de preparar um portfólio a cada ano, irá traçar um interessante gráfico de suas produções escolares e acadêmicas,  te auxiliando no desenvolvimento cognitivo escolar e demais setores , como o profissional.

Aproveite estas dicas, se organize e refleta acerca de todo conhecimento adquirido e produzido na escola! Bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post