Como fazer um recibo de prestação de serviço


7242362946_b92e90ee7f

Com o aumento do número de profissionais liberais é cada vez mais comum a emissão de recibos que comprovem a prestação de serviço para uma empresa ou pessoa física, sendo que fazer esses documentos é mais fácil do que se imagina. O primeiro passo é procurar um modelo que seja adequado ao seu tipo de negócio, por exemplo, existem vários formatos disponíveis na internet que podem servir de referência na hora de criar o seu. Vale lembrar que algumas informações se repetem e podem ser encontradas em todos os tipos de recibos.

Tenha em mãos as informações essenciais para fazer o seu recibo, a principal dela é o valor a ser cobrado. Ao escolher o modelo que será usado, você pode deixar ele salvo no seu computador e à medida que for fazendo novos trabalhos, deve-se apenas trocar os dados que foram preenchidos.

 Materiais

  • Informações
  • Modelo de recibo
  • Computador

Passo a passo

  1. Escolha o modelo mais adequado ao seu ramo de atividade, você pode optar por um mais simples constando apenas o tipo de serviço que foi prestado, o nome do cliente e o valor. Ou você pode escolher um modelo mais completo, nesse caso é necessário colocar todos os dados de ambas as partes, como CPF, no caso de Pessoa Física, ou CNPJ, para pessoas jurídicas. Para os profissionais que atuam de maneira autônoma, o ideal é escolher algo mais simples, assim você evita complicações.

    6829534265 021c2560cc Como fazer um recibo de prestação de serviço                                                                    victor1558/Flickr

  2. Abra um editor de texto para montar o seu, pode ser o Word, que é o mais usado, insira nele os mesmos elementos do recibo que você escolher para servir de exemplo, porém atenção é muito importante que as informações sejam sempre adequadas a cada novo cliente, cometer o erro de trocar informações pode ser gravíssimo, dependendo do cliente.
  3. Os modelos mais simples começam pelo valor logo na primeira linha, na segunda você pode citar “eu, (o seu nome), declaro par os devidos fins ter recebido de (nome do cliente) a quantia de (valor a ser cobrado) referente aos serviços de (descreva o serviço que foi prestado)”.
  4. Na linha seguinte coloque a data e o local, e na outra linha deixe um espaço para a sua assinatura. Caso tenha algum tipo de carimbo, convém colocar logo abaixo do seu nome antes de entregar para o seu cliente.

Confira se todas as informações estão bem explicadas para não haver nenhum tipo de erros.

8405204149 c62ec9cf74 Como fazer um recibo de prestação de serviçoansesgob/Flickr

Dicas

  • Sempre escreva o valor em números e por extenso, isso evita que ele seja adulterado de alguma maneira, a partir do momento que você emite um recibo, ele passa a ser a sua responsabilidade, caso aconteça alguma divergência de dados, você pode ser responsabilizado.
  • Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode mandar fazer um recibo personalizado junto a uma gráfica, ou seja, ele poderá ser entregue para você da mesma maneira que o bloco de notas fiscais.
  • Imprimir ele em papel timbrado passa mais confiança aos clientes.

O recibo de prestação de serviço é muito simples de ser feito, bastando apenas preencher alguns pontos básicos.

Boa sorte!

(imagem destaque:reporterdofuturo/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !