Como fazer um referencial teórico


543067160_3ab5d3721c_o

Quando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é exigido, é preciso buscar fontes confiáveis para elaborá-lo e todas elas devem ser apresentadas. O referencial teórico é exatamente isso, é a base da pesquisa, como ela foi feita, quais fontes foram usadas pelo autor. Podem ser usadas as mais diversas informações, mas é preciso organizá-las de tal modo que fique visível aos leitores de onde foram retiradas determinadas idéias ou quais foram os pilares delas. Aprenda então a fazer um referencial teórico. illustration in book 400x250 Como fazer um referencial teóricoPara tal, é preciso separar o que foi usado para fundamentar o TCC: se foram livros, revistas, artigos, filmes ou dados da internet. Isso porque para cada um deles há uma forma de citá-los. Veja então o passo-a-passo de como montar o referencial teórico: bookshelves at the library w482 h725 Como fazer um referencial teórico1)      Usar livros e artigos científicos são a base de um bom referencial teórico. Os periódicos são bem exigentes ao publicarem os artigos, geralmente exigem que esses sejam novos e passam por crivos de pesquisadores, portanto, são fontes confiáveis.

2)      É preciso lembrar que o trabalho não precisa ser feito apenas com livros e artigos. Quem está desenvolvendo a pesquisa deve adequar as fontes ao seu estudo, dessa forma, muitas vezes, outras devem ser utilizadas, tais como  notícias de jornal, dados da internet e filmes, por exemplo.

3)      No que se refere à internet, é importante ressaltar que os dados obtidos nela devem ser de fontes confiáveis, tais como universidades reconhecidas pelo MEC ( não adianta aproveitar informações de uma faculdade que não se sabe a origem, só existe no mundo virtual) e instituições de pesquisa no geral.

4)      Referência bibliográfica de artigo – autor, título do artigo, subtítulo (se tiver), título da publicação, local dessa, título do fascículo, suplemento, número especial (se tiver). Volume, fascículo ou número, paginas inicial e final do artigo, data que foi publicado. Ex: COSTA, F. A.. Botânica: como saber. assuntos, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 6-15, 2008.

5)      No caso de artigo divulgado em periódico eletrônico o referencial é feito da seguinte maneira: PEIXOTO, C.A. Machado de Assis: o maior escritor da nossa história. Memórias UA, Florianópolis, v.3, n.3, ago/set. 2009. Disponível em: www.referencias.br. Acesso em: 15 mar. 2010.

6)      Referência bibliográfica de artigo de jornal – SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado. Ex: SILVA, D. Os habitantes do Pará: como é a vida deles. Jornal Informação, Pará, p. 4D, 19 abr. 2002.

7)       Referência de livro – SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se tiver). Edição (se existir). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série). Exemplo:

SANTOS, M. Como estudar. São Paulo: Edit, 2003. 15p.

8)      Referência de filme – SOBRENOME, PRENOME(s) dos produtores e diretores.  Título: subtítulo (se existir). [Filme-vídeo]. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição, ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som. Exemplo: OLIVEIRA. C.; SILVA, M. A. A. Como fazer uma monografia. [Filme-vídeo]. Produção de Carmem Oliveira, direção André Silva. São Paulo, Instituto de Ensino da Universidade de Santos, 2000. 1 DVD, 233 min. color. son.

Agora que já sabe como fazer um referencial teórico, mãos à obra. Boa sorte!

14 replies to this post