Como fazer um resumo crítico seguindo a ABNT


3370498943_928ec776ec_b

Um resumo crítico resumo é aquele feito por especialistas contendo a análise crítica de um documento.Também é conhecido como resenha e recensão, sendo essa última denominação para uma análise de uma edição entre várias outras. Por seus aspectos especiais, esse texto não possui limite de palavras. Veja então como fazer um resumo crítico conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para poder fazer um trabalho como esse é preciso apenas ter um programa de edição de textos instalados no computador.

 MODELO DE RESENHA RESUMO CRÍTICO WELL 2009 1 Como fazer um resumo crítico seguindo a ABNTVeja então o passo a passo de como fazer resumo crítico da ABNT:

1)      Faça uma capa – ela tem a função de trazer uma identidade ao trabalho. Devem constar os seguintes dados nessa patê: autor, instituição e data.

2)      Elabore uma folha de rosto, que é uma página onde estão todos os elementos existentes na capa, além de informações mais detalhadas. É  a primeira página do trabalho e não pode ser numerada.

3)      Comece a fazer a resenha utilizando o programa de edição de textos.

4)      Coloque o título da resenha centralizado, em negrito, com todas as letras em caixa-alta, corpo 14, Times New Roman, alinhado à margem superior.

5)      Coloque a referência completa e, para isso, pule uma linha e comece a escrever tudo. Dê quatro espaços simples, alinhe o texto à esquerda, digite com espaço simples entre as linhas e use a fonte no tamanho 12.

6)      Pule três linhas.

7)      Faça o texto da resenha iniciando com dois espaços. A fonte a ser usada deve ser a mesma que foi utilizada na capa e na folha de rosto, normalmente a Times New Roman, mas a Arial também pode ser usada.

8)      O texto deve ser justificado.

9)      O parágrafo no texto é de 1,27 cm.

10)  As margens superior e esquerda são de 3 cm, inferior e direita, 2 cm.

11)  A numeração deve ser feita no canto superior direito, a ser iniciada logo após a folha de rosto.

12)   As palavras-chave precisam ser colocadas logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave”. Elas devem estar separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser representativas do trabalho feito.

  • Uma resenha crítica deve ser elaborada mediante profundo conhecimento do livro ou obra a ser analisado, para isso, ler o objeto de estudo diversas vezes é fundamental.
  • Outra dica para que ela esteja bem elaborada é conhecer sobre o autor em questão. Entender a mentalidade de quem escreveu pode te dar uma nova visão acerca da obra estudada.
  • Tome muito cuidado com resenhas disponíveis na rede, pois podem ter sido feitas por aqueles que não leram adequadamente a obra ou que conhecem muito pouco sobre o assunto.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

9 replies to this post