Como fazer um resumo de um artigo científico


4357228667_8f03047bd9

Os artigos científicos são publicações formais em revistas e periódicos especializados em determinado assunto, geralmente no capo de pesquisas acadêmicas. Saber resumir um artigo científico da maneira correta é fundamental não só para compreendê-lo adequadamente, mas também é uma exigência para alunos universitários que pretendem realizar apresentações de seus trabalhos científicos em feiras e congressos pelo país.

Para realizar um resumo adequado de um artigo científico, é necessário primeiramente que o aluno conheça o foco principal do tema tratado. Uma vez compreendido o artigo, deve-se respeitar algumas regras básicas de formatação para que a construção do resumo fique de acordo com o exigido pela banca ou comissão organizadora do evento. Aprenda a seguir algumas dicas sobre como fazer um resumo de um artigo científico e garanta mais qualidade nas suas apresentações.

8548057127 64281ee69f Como fazer um resumo de um artigo científicomerchau/Flickr

1. Conheça o tema principal

É impossível realizar um bom resumo sem ter uma ideia clara sobre o texto em questão. Por isso, antes de iniciar a sua redação, procure ler o texto na íntegra e faça um rascunho ou destaque com um marcador os fatos mais relevantes. Um dos aspectos mais importantes para aqueles que desejam fazer um resumo científico é possuir certo domínio sobre o tema ou área abordada. Dessa forma, será possível dissertar e expor algumas opiniões sobre o tema sem correr o risco de se desviar ou de cometer quaisquer erros graves.

2. Crie um esboço do artigo científico

Após a primeira leitura, crie um rascunho em papel com os pontos mais importantes que devem ser destacados. Lembre-se sempre de respeitar a ordem em que os temas aparecem no texto, pois isso vai organizar melhor as ideias de forma a garantir um resumo de qualidade. A coerência também é um dos aspectos mais importantes. Ao iniciar o resumo do artigo científico, procure ser o mais coerente possível, apresentando pontos pertinentes ao tema. Esse rascunho inicial é uma das partes mais importantes de um bom resumo e funciona como um esqueleto, fornecendo as diretrizes necessárias para o seu bom desenvolvimento.

3. Introdução, desenvolvimento e conclusão

4357528775 db564c6d30 Como fazer um resumo de um artigo científicoenglish106/Flickr

Assim como qualquer outra redação, um resumo científico necessita possuir uma introdução que defina os principais pontos do artigo; um desenvolvimento que irá mostrar o objetivo central do artigo e uma conclusão, que deve ser clara e concisa. Esses três elementos estão presentes na construção da maioria dos textos e são fundamentais para facilitar a compreensão do leitor. Ao criar um resumo de artigo científico, procure sempre manter o foco e clareza em cada uma dessas partes, pois isso irá tornar seu texto mais atraente e de fácil compreensão.

4. Fique atento ao padrão exigido pela revista ou universidade

A maioria dos resumos de artigos científicos é criada para uma publicação em periódico ou para uma exposição oficial no meio acadêmico. Se esse for o caso, é importante observar tanto as regras exigidas tanto pela editora do periódico quanto pela universidade para a criação de resumos científicos. Respeitar esses padrões vai garantir que seu trabalho seja bem aceito e tenha uma ótima crítica por parte dos avaliadores.

De maneira geral, um resumo bem feito exige não só um conhecimento prévio do tema, mais também técnicas exclusivas de redação que vão garantir uma leitura mais confortável e clara ao leitor.

Boa Sorte!

 (Imagem Destaque: english106/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !