Como fazer um sofá


sofa_dest

Se você quer aprender a fazer um sofá com a sua cara e inserir sua personalidade no ambiente que quiser, continue lendo.

Que sofás são caros e muitas vezes não são do jeito que você procura, todo mundo sabe. São muitas as opções, mas nem sempre atendem ao que você gostaria para sua sala. Se quiser fazer o seu próprio sofá, siga os passos deste tutorial e deixe sua sala totalmente com a sua cara.

Você vai precisar de:

  • tábuas de madeira (maciça, forte, para a estrutura)
  • martelo
  • pregos
  • tecidos para sofá
  • espumas
  • forro para sofá
  • percinta elástica
sofa1 Como fazer um sofá

Como fazer:

  1. Corte a madeira na altura que preferir para o sofá (em geral, menos de 30 cm, para evitar desconforto). Dicas de medidas: 70 cm de profundidade, 15 cm para apoiar o ângulo de inclinação do sofá, 2m de comprimento. (as medidas podem variar de acordo com tamanho o ambiente. Procure, apenas, seguir uma proporção)
  2. Pregue as tábuas verticalmente, montando a base do sofá. Certifique-se de que estão firmes.
  3. Pegue tábuas intermediárias que definirão a estrutura dos assentos. Certifique-se de que estão firmes.
  4. Pregue tiras de percinta (cerca de 5 por assento). É a tira elástica que dará a flexibilidade ideal para que as pessoas possam se sentar no sofá. Intercale-as, fazendo tranças – isto é, uma na vertical, intercalando-se com uma na horizontal. Quanto mais firme esta “teia”ficar, mais resistente será o sofá.
  5. Cubra as “teias” com um tecido resistente. Cole ou pregue. Certifique-se de que está firme.
  6. Faça a reclinação do sofá seguindo o mesmo processo de pregaras madeiras, fazer as terias com a percinta e etc..
  7. Dê o acabamento na base. Meça e corte o tecido. Cole e pregue. Lembre-se de que o acabamento deve ser feito de forma a esconder recortes ou marcas de cola, prego e outras ferramentas.
  8. Forre tudo e deixe preparado para cobrir com a espuma para sofá que você comprou. Lembre-se de checar se está firme e bem acabado.
  9. Forre o encosto com espuma.  Os assentos podem ser feitos tais como almofadas ou ainda comprados em lojas, sendo facilmente encontrados. Quanto mais espuma colocar, mais confortável ele ficará. Lembre-se de não escolher uma espuma muito fofa para que não se desgaste facilmente.  Escolha uma mais firme para o núcleo e uma mais fofa para a superfície.
  10. Quando tudo já estiver devidamente forrado, é hora de cuidar de detalhes, como adereços, costuras e aviamentos que sejam particulares ao seu sofá.
sofa21 Como fazer um sofá

Além de ficar personalizado, pode chegar a ser 70% mais barato do que um sofá comprado em lojas, possibilitando que você o troque se quiser – isso porque a estrutura já está pronta Então basta trocar as almofadas ou o tecido que reveste a espuma e pronto: tem um sofá novo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post