Como fazer um tabuleiro Ouija


5455322433_d46e529e63

O jogo do tabuleiro Ouija existe desde o fim do século XIX e certamente é um dos principais recursos adotados por aqueles que querem ter experiências com o sobrenatural, principalmente em grupo. Criado pelas irmãs Fox nos Estados Unidos, essa tábua servia como um meio de comunicação entre espíritos e seres de outras dimensões e nosso mundo, e certamente você também pode confeccionar o seu por conta própria de forma bem simples como verá aqui.

Apesar de ser encontrado facilmente em lojas de jogos à venda, o tabuleiro Ouija não nasceu de um projeto industrial de design de brinquedos, e sim das mãos de duas mulheres que usaram métodos artesanais para fazer um método de comunicação muito simples e prático com o além.

Para fazer o seu, tome nota do que será necessário ter basicamente para montar o seu tabuleiro:

  1. Recorte de cartolina, papelão ou madeira de 50cm x 40cm em média. Fica a seu cargo escolher o material que servirá como base para criar a tábua. Certamente a madeira será mais durável e resistente ao longo dos anos, mas mais complicada de ser achada. Entretanto, você pode encomendar em madeireiras a sua tábua por preço bem em conta.
  2. Se for fazer em madeira, encomende também uma peça triangular com lados de 6 cm cada um e mais uma peça circular de cerca de 2,5cm de diâmetro. No caso de cartolinas, você terá de improvisar, podendo criar uma peça triangular com papelão e a peça circular podendo ser uma tampa de garrafa de metal.
  3. Cola de madeira ou cola instantânea.
  4. Régua e compasso.
  5. Canetas tipo marcador, ou se preferir fazer algo mais caprichado, tinta para madeira e pincel número 8.3790955908 4509d418b6 Como fazer um tabuleiro Ouija  sanfranannie/Flickr
  6. Comece fazendo a montagem do indicador do tabuleiro Ouija. Ele é feito com a peça triangular e a peça circular. Cole essa última na base do triângulo. No caso da montagem com papelão e tampinha de garrafa, a parte superior da tampa deve ficar para baixo, em contato com o tabuleiro para deslizar com facilidade.
  7. Lixe a parte inferior da peça de madeira a fim de também tornar o indicador mais deslizante. Faça o mesmo com o tabuleiro e, se for possível, já encomende na madeireira o tabuleiro com a tábua lixada, ou compre uma lixa para madeira. Se quiser, também pode dar acabamento de verniz no conjunto todo, mas faça isso apenas depois do próximo passo.
  8. Pinte ou escreva os símbolos de comunicação bem espaçados. Tanto faz a escolha do material para escrever os símbolos – tinta para madeira ou caneta-  importando apenas que você faça a escritura de forma bem planejada em termos de espaçamento entre cada símbolo. O tabuleiro Ouija consiste em um abecedário, um numerário de 0 a 9, e as respostas rápidas “Sim” e “Não”.
  9. Use a régua e o compasso para alinhar tudo e separe o abecedário do numerário, colocando um na metade superior e outro na metade inferior.
  10. Aplique o verniz no caso da madeira depois de pintado ou escrito os símbolos.

Você pode pesquisar modelos mais robustos que possuam mais símbolos e incrementá-los a seu próprio gosto, apenas lembre que quanto mais opções de respostas e símbolos, maior deve ser o tabuleiro e com mais espaçamento.

8286947974 72b1276332 Como fazer um tabuleiro Ouijatreydanger/Flickr

 

(imagem destaque: elbragon/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post