Como fazer um tambor reciclado


SONY DSC

Sabem aqueles enormes tambores de óleo diesel, que muitas vezes ficam jogados por acharmos que não existe nenhuma outra utilidade para eles, pois é, usando um pouco de criatividade podemos fazer cadeiras, poltronas, usa-los como pé de mesas e bancadas, e até pequenos sofás,basta que para isso tenhamos um pouco de paciência.

São vários modelos que pode vir a fazer parte da decoração de nossa casa, existe inclusive uma forma de transforma-los em pia para o banheiro. Ficam lindos, exclusivos e com um designer bem pessoal, nada mais chic em uma decoração.

Para reaproveitar os tambores de óleo ainda podemos fazer um armário de cozinha bem diferente, ou mesmo um pequeno bar, é um pouco mais trabalhoso, e exige mais habilidade para trabalhar com artesanato, mas vale a pena, pois ter peças recicladas e feitas por você vai valorizar e muito sua decoração.

6391277213 379658289b Como fazer um tambor recicladoF² R²/Flickr

Atualmente o que conta mesmo é o que tem a nossa personalidade. Ainda mais nesse momento em que o reaproveitamento está tão em alta. Além dos tambores de óleo diesel, existe também muito mais fácil de encontrar aqueles enormes tambores de maquinas de lavar roupa. Que também dão excelentes puffs,ou uma linda luminária para sua cozinha.

São peças na maioria muito fáceis de serem trabalhadas, e que mudaram a cara da sua casa. Por isso acredito que vale a pena, a busca pelo material. Os tambores de maquinas de lavar roupa, são facilmente encontrados em oficinas de conserto das maquinas, e o pessoal costuma descartar, portanto ficam muito satisfeitos em encontrarem alguém que queira. Já os tambores de óleo diesel o mais aconselhável, é procurar por alguém que tenha uma propriedade agrícola, onde são utilizados em larga escala, e muitas  vezes ficam jogados.

Hoje vamos aprender a reciclar o tambor de óleo diesel, fazendo uma linda poltrona para você colocar em sua sala ou mesmo na área externa.

Bem agora vamos ao passo a passo de como reciclar os tambores:

Materiais

  • 1 tambor de óleo diesel de 200litros
  • Borracha para dar o acabamento
  • Cola rápida.
  • 1 serra para cortar metal
  • 1 lixa de metal grossa
  • Tinta a óleo a base de água
  • Almofada

319189508 f94cc4df40 Como fazer um tambor recicladodpadua/Flickr

Passo a passo

  1. Abra o latão e leve a um lava jato para que eles possam lava-lo e tirar todo o óleo acumulado.
  2. Com a serra de metal serre na diagonal deixando a altura que você queira sem serrar. Basta que se faça um corte diagonal. (você pode também levar em uma serralheria, e pedir que façam isso para você, mas combine antes o valor, para não ter surpresas desagradáveis.)
  3. Agora lixe todo o latão com uma lixa grossa para tirar todos os resíduos que ainda possa ter.
  4. Com um rolinho, pinte da cor escolhida, espere secar e passe a tinta novamente.
  5. A melhor borracha são aquelas parecidas com as de geladeira, porque ela terá que dar a volta em todo o latão onde foi serrado, é esse acabamento que fará a diferença, alem de evitar futuros acidentes como corte. Cole a borracha com cola rápida, tendo o cuidado para que ela não fique torta.
  6. Tire a medida do acento, e coloque um mdf bem firme e com um estofamento bom.

Bem agora está pronta sua linda poltrona.

Você poderá também colocar uma perna de cadeira de ferro, que talvez esteja abandonada em um canto e assim transformar em uma cadeira, o procedimento é quase o mesmo, tendo o cuidado de diminuir a parte do acento para que fique proporcional a perna de sua cadeira.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: chema-67/Flickr)