Como fazer um tapete de barbante com flores


6979942567_4019d85052

Para fazer um tapete de barbante com flores, o artesão pode escolher entre duas principais alternativas:

  • Fazer o tapete em barbante normalmente seguindo uma receita qualquer, depois fazendo separadamente as flores, que podem ser com o mesmo barbante ou um outro colorido e aplicando essas flores no tapete já pronto.
  • fazendo as flores simultaneamente com o tapete.

Envolveldo essas duas formas, há diversas opções de receitas, umas mais difíceis para quem já tem habilidade e prática e outras mais fáceis para iniciantes. E é comumente recomendado aos iniciantes começar por um trabalho simples, pois quando se começa por um trabalho bastante elaborado a tendência é em desistir no meio do trabalho.
Siga o passo a passo a seguir para fazer um tapete com flores, feitas somultaneamente, ou seja quando terminar o tapete, não restará nenhuma outra etapa, como aplicar flores, por exemplo.
Com essa mesma receita, dá para fazer almofadas, colchas com linhas de verão ou lãs, xales e diversos outros trabalhos, batando apenas ajustar a quantidade de quadrados de crochê.

7647149340 b196b8e76c Como fazer um tapete de barbante com floresevearte/Flickr

Para executar essa receita você irá precisar de:

  • 1 cone grande de barbantena cor cru  na espessura favorita (para iniciantes, quanto mais grosso, mais fácil de trabalhar)
  • 1 agulha de crochê no número compatível com o fio escolhido. No rótulo do fio sempre há recomendações quanto à agulhas.
  • 1 cone ou retalhos de barbante em espessura aproximada ao barbante na cor cru, mas vermelho ou rosa (para ser a flor)
  • 1 cone ou retalhos de barbante na cor verde (folhas)
  • Agulha de tapeçaria para costurar os quadrados (agulha de tapeçaria é uma agulha de costura a mão, mas grande o suficiente para que o barbante entre no orifício.

Pontos empregados: correntinha, ponto alto, arremate.

Como fazer

Esse trabalho consiste em fazer vários quadrados em crochê, com 4 ou 5 carreiras, sendo as duas primeiras na cor vermelho ou rosa, a terceira na cor verde e a(s) restante(s) na cor cru seguindo de arremate. Depois é só juntar os quadrados com barbante na cor cru e agulha de tapeçaria.

Passo a passo

  1. Com o barbante rosa ou vermelho (flor) faça 6 correntinhas e feche-as formando um pequeno círculo.
  2. Faça a primeira carreira em 3 pontos altos + 2 correntinhas por 4 vezes. É importante que fique 4 grupos de 3 pontos altos e 4 grupos de 2 correntinhas, para que o trabalho siga no formato quadrado. Onde estão as correntinhas serão os 4 cantos do quadrado.
  3. A carreira seguinte deve ser com o barbante verde, que simulará as folhas da flor. Aumente para 3 correntinhas e 4 pontos altos. Se perceber que o trabalho começa a formar uma espécie de concha é porque precisa de mais pontos, isso varia de pessoa para pessoa.
  4. A duas próximas carreiras deverá ser em barbante na cor crua.
  5. Arremate e reserve esse quadrado.
  6. Faça quantos quadrados forem necessários para que após emendados os quadrados formem um tapete no tamanho desejado.

7052430857 1821684972 Como fazer um tapete de barbante com floresevearte/Flickr

Por exemplo: supondo que o quadrado de crochê tenha ficado com 10 X 10 cm e você deseja ter um tapete retangular no tamanho aproximado de 50 X 70 cm, então precisará emendar 5 quadrados por 7 vezes e depois emendar as tiras com 5 quadrados, resultando em 35 quadrados.
Após emendado o tapete estará pronto. Para fazer um tapete de pia é só produzir aproximadamente 75 quadrados e assim, o artesão pode fazer inúmeras opções de peças, desde que essas sejam nos formatos: quadrado, retângulo ou triângulo. Não é possível fazer trabalhos arredondados a partir dessa receita.

(imagem destaque: evearte/Flickr)

4 replies to this post