Como fazer um telescópio


telescope

Construa este telescópio simples e consiga enxergar além do que a vista consegue todas as noites.

telescope5 Como fazer um telescópio

A noite é um fenômeno natural lindo de se observar. Quando o sol se põe, sua luz dá lugar para as estrelas, alguns planetas e as maravilhas do universo. Infelizmente, por causa da poluição das grandes cidades, hoje é cada vez mais difícil enxergar esta beleza a olho nu. A saída mais viável é ter um telescópio.  Em resumo, um telescópio é um instrumento que aproxima objetos. Para isso, conta com um dispositivo que coleta a luz (que vem do objeto distante. Por exemplo, a luz das estrelas), traz esta luz para um foco e amplia a imagem.

A primeira vista pode parecer complexo construir um telescópio, pela ideia estereotipada se faz de que são sempre gigantes, complexos, do tamanho daqueles da NASA. Mas sega o passo-a-passo e faça um aparelho que vai permitir que suas noites fiquem mais bonitas.

telescope3 Como fazer um telescópio

Você vai precisar de:

  • Duas lentes de aumento (uma deve ser levemente maior do que a outra. Uma dica de tamanho são 2,5 cm e 3 cm de diâmetro)
  • Um tubo comprido (cano, papelão)
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Régua, trena ou fita métrica.
  • Folha impressa de papel
telescope4 Como fazer um telescópio

Como fazer:

  1. Pegue as duas lentes de aumento e a folha de papel impresso.
  2. Segure a lente de aumento maior entre você e o papel. A imagem estará borrada. Coloque a segunda lente entre seu olho e a primeira lente e mova-a até que a imagem fique nítida. O impresso estará maior e invertido.
  3. Peça para alguém medir a distância em que a imagem ficou nítida e anote.
  4. Corte uma fende de 2,5 cm no tubo, perto da abertura frontal. Não corte o tubo totalmente, pois a lente ficará presa na fenda.
  5. Faça um segundo corte, na distância anotada. Aqui ficará a segunda lente de aumento.
  6. Coloque as duas lentes de aumento nas fendas: a maior na frente e a menor atrás.
  7. Prenda-as com fita adesiva. É interessante tentar protegê-las, então passe a fita de forma a deixar bem firme.
  8. Deixe cerca de 3 cm de tubo atrás da menor lente de aumento e corte o excesso.
  9. Faça um teste com a folha impressa. Se necessário, vá mexendo devagar nas lentes, até focalizar a imagem.
telescope2 Como fazer um telescópio

Com este telescópio, você conseguirá ver aglomerados de estrelas, alguns fenômenos atmosféricos ou objetos do céu com bastante clareza, as como aviões, pássaros e afins. A grande vantagem é que ele é portátil e muito barato, além de não consumir muito tempo para ser feito. Depois que concluir a montagem, pode enfeitar o tubo e deixá-lo com a sua cara. Se feito com capricho, pode servir até de presente para alguém.

1 reply to this post