Como fazer um telhado para casa


medium_2222041976

O telhado de uma casa é o que define o estilo da construção. Há vários estilos de telhado, alguns estilos são muito trabalhados e com definições atraentes, o que caracteriza o estilo de construção de uma determinada região, estado ou país.

Na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina, as casas possuem telhados diferenciados em comparação as outras partes do Brasil. Devido à colonização germânica e italiana, os telhados das casas seguem o estilo europeu e das construções em estilo enxaimel. São comuns os telhados das casas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ser muito inclinados, que por tradição, acreditava-se que quando caísse à neve, ela não ficaria pressa nas telhas.

Em outras regiões do Brasil, os telhados das casas são mais comuns ou são construídos em duas águas, ou seja, duas partes que separam a casa ao meio e no topo da construção há o “oitão” que faz a divisão dos telhados.

Em outras palavras, o telhado é popularmente conhecido como qualquer cobertura servindo-se de proteção. O telhado deve ser bem construído, pois ele evita a entrada da chuva e do sol. As casas hoje em dia são cobertas com telhas de cerâmica, mas antigamente as casas, principalmente as ocas indígenas e algumas construções primitivas são ainda cobertas com folhas de sapé.

medium 2246653081 Como fazer um telhado para casa

Via Flickr

Nas construções civis, para confeccionar um telhado é preciso construir uma estrutura de madeira e algumas construções empregam estruturas metálicas.

Principais funções de um telhado

  • O telhado serve para proteger a construção das chuvas;
  • Proteção contra rajadas de ventos;
  • Proteção contra o sol;
  • Proteção térmica e acústica;

Sendo que os telhados possuem outras finalidades, como por exemplo, algumas construções utilizam o telhado para abrigar um sótão que serve de quarto extra.

Também o telhado serve para definir um determinado estilo arquitetônico, como por exemplo, o telhado da basílica de São Pedro no Vaticano e a Basílica de Aparecida.

medium 2839473826 Como fazer um telhado para casa

Via Flickr

Como construir um telhado

Para construir um telhado, você precisará dos seguintes materiais:

  • Caibro ou terça
  • Ripas
  • Telhas
  • Garga
  • Pregos
  • Martelo
  • Serrote
  • Talhadeira

Passo a passo

  1. Após serem levantadas as paredes da casa, é preciso construir a estrutura de madeira para suportar as telhas.
  2. Como base principal do telhado, é preciso ser construído o “oitão” que é a base sólida onde serão apoiados os caibros da base e do topo.
  3. Para montar a estrutura base de madeira, será preciso três caibros, sendo que dois deles ficarão localizados na base do oitão e um caibro no topo.
  4. Em seguida, será preciso colocar um caibro entre o topo e a base da estrutura de madeira. Em seguida, será preciso construir a tesoura, que são caibros que irão prender os caibros da base e do topo, definindo o oitão.
  5. Agora é preciso intercalar os caibros menores para suportar as ripas. Para isso é preciso fazer a metragem exata entre os caibros menores para não ficar desigual. Após pregar os caibros na estrutura, é preciso medir a espessura entre as ripas. Este procedimento é o passo mais importante da construção do telhado. O profissional deverá fazer a medição exata entre a telha e a ripa, para isso é preciso construir a garga, que define os espaços exatos das ripas, onde serão encaixadas as telhas.
  6. Se a garga for calculada errada, as telhas não se encaixam perfeitamente e o telhado fica totalmente errado e possibilita a entrada da água da chuva. Por isso, a definição da garga requer muita atenção e calma.
  7. Após a estrutura estar toda ripada e presa por pregos é hora cobrir. Vá encaixando as telhas entre as ripas e por finalize com o emboco, que são telhas próprias para o acabamento do telhado.
medium 2213738097 Como fazer um telhado para casa

Via Flickr

Boa Sorte!