Como fazer um texto dissertativo


man-intently-listening-during-class

Muitas pessoas acreditam ter o domínio da palavra, porém quando é impelido a fazer uma redação, acaba tendo vários problemas, principalmente em concursos. A maioria dos concursos tem a redação como critério de desempate e maior recurso de pontuação para os candidatos. flickr 3665464892 hd 600x250 Como fazer um texto dissertativoFazendo um Texto Dissertativo Passo a Passo

1) Interprete o tema pedido, procure entender o máximo do tema oferecido para que você não fuja do assunto abordado. Para tal é necessário manter-se sempre informado através de telejornais, revistas, internet, etc.

2) Saiba que um texto dissertativo tem como principal característica a defesa de uma ideia, ou seja, nele você deve aplicar seu ponto de vista ou questionar sobre determinado assunto, deixando sempre bem claro sua posição dentro do texto e também seu ponto de vista. Esse é considerado um “todo” do texto dissertativo e deve ser levado em consideração do começo ao fim da redação.

3) Lembre-se de que mesmo apontando e colocando seu ponto de vista no texto, você não deve se apresentar, ou seja, nunca se coloque dentro do texto e nunca vincule o mesmo a uma primeira pessoa.

4) Selecione o que será abordado na introdução, o ponto de vista desenvolvido durante o texto deverá ser apresentado desde o primeiro parágrafo, mesmo que de forma resumida.

5) Desenvolva o seu ponto de vista que será argumentação da redação, faça com que o leitor acredite em suas argumentações. Para isso você deve ter provas, por isso coloque estudos de profissionais, cite exemplos e forneça dados diferenciados, como no caso de números e estatísticas.

6) Conclua o texto com coerência recapitulando a ideia principal.

Dicas para Elaboração 671040 4e9a434e 600x250 Como fazer um texto dissertativo

Seja direto, evitando “encher linguiça” durante o desenvolvimento do texto.

Esse tipo de redação é considerada jornalística, por isso todas as informações devem ser concretas e baseada em fatos conhecidos.

Caso seu texto aborde vários assuntos, procure sempre aplicar um assunto e desenvolve-lo entre 3 a 6 linhas, dessa forma não ficará cansativo para o leitor.

Boa sorte!